sexta-feira, junho 9, 2023
InícioCubatãoPrefeitura de Cubatão autoriza que advogados autentiquem cópias de documentos em processos...

Prefeitura de Cubatão autoriza que advogados autentiquem cópias de documentos em processos administrativos.

Lei municipal já está valendo na cidade.

A Prefeitura de Cubatão passou a autorizar que advogados reconheçam a autenticidade de documentos apresentados em cópia nos processos administrativos da administração pública municipal direta, indireta, autárquica, empresa pública e fundacional. A medida concede fé pública aos profissionais da advocacia para autenticar as cópias, não sendo mais necessário o reconhecimento de firma em cartórios – salvo em caso de dúvida de autenticidade.

 

A lei municipal nº 4.228 de 17/11/22 foi publicada no Diário Oficial Eletrônico nº 1.114 (leia em https://bit.ly/DO1114 ou em https://diariooficial.cubatao.sp.gov.br/search_sres.php?id=MTExNA==), autorizando a novidade.

 

O texto da lei indica que o profissional interessado em autenticar cópias de documentos relativos aos processos devem estar constituídos como advogado do requerente por meio de procuração válida, inscrever a expressão “Reconheço esta cópia como autêntica” no anteverso da página da cópia reprográfica autenticada, e indicar no anverso de cada cópia autenticada seu nome completo, inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), assinar e inserir a data.

 

Nesta segunda-feira (5), o prefeito Ademário Oliveira, César Nascimento (secretário de Governo), Renata Almeida (chefe de Gabinete) e Vanessa Fraga (secretária de Assuntos Jurídicos) receberam uma comissão da OAB-Cubatão que protocolou o pedido que deu início a todo esse processo. “Essa lei é um avanço para advogados e, principalmente, para a sociedade. O processo encurta o caminho entre as instituições e dá celeridade aos processos administrativos beneficiando quem está na ponta”, afirmou o prefeito Ademário.

 

Katia Louro Cação, conselheira estadual OAB-SP, também participou da reunião de destacou o caráter de desburocratização da medida, especialmente para o cidadão comum. A vice-presidente da OAB Mulher de Cubatão, Monalise Fonseca, também disse que é um grande passo para a celeridade do trabalho tanto dos advogados quando da administração pública. E a aproveitou a oportunidade para entregar ao chefe do executivo um documento com diversas reivindicações da população, especialmente sobre Emprego e Educação. O prefeito Ademário já encaminhou ao gabinete para análise.

 

Fotos: Divulgação PMC

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos