InícioCulturaCubatão tem espetáculo teatral gratuito nesta sexta(23) e sábado(24).

Cubatão tem espetáculo teatral gratuito nesta sexta(23) e sábado(24).

Cia. Estrela D’Alva de Teatro apresenta “O Crocodilo” em Cubatão.

Em setembro e outubro, a Cia. Estrela D’Alva de Teatro, grupo de Santo André, realiza uma temporada de apresentações gratuitas do espetáculo “O Crocodilo” nas cidades de Cubatão, Santo André e Suzano.

Nos dias 23 e 24 de setembro de 2022, sexta-feira às 20h, sábado às 11h, as apresentações serão em Cubatão, no Teatro do Kaos. No dia 24 de setembro, às 8h, acontece a oficina gratuita “A Cenografia Metafórica, a construção da poética e da política através da imagem em cena”, com Mauro Martorelli.

Em Santo André, as apresentações serão nos dias 06 e 07 de outubro, quinta-feira às 20h, sexta-feira 16h e 20h, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, e em 08 de outubro (sábado), às 18h, no Galpão Ferroviário, na Vila de Paranapiacaba.

Na cidade de Suzano, o grupo realiza apresentações nos dias 13 e 14 de outubro (quinta e sexta-feira), às 20h, e promove a oficina gratuita “As máscaras do bufão no pensamento do ator”, coordenada por Carina Prestupa, no dia 14 de outubro, às 14h, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré. As inscrições para a oficina podem ser realizadas pelo link: https://forms.gle/2ep4h9SQtaFt7DNv7

A adaptação do conto fantástico de Dostoiévski conta a história de pessoas que, com a chegada do capital estrangeiro e a possibilidade de ascensão econômica, se desligam da organização coletiva para gerar lucro para outras pessoas, se engajando em um sistema que transita pela sedução e o aprisionamento. Nesta metáfora, esses homens, mesmo que devorados por um crocodilo e tendo suas vidas devastadas, se satisfazem em viver sendo digeridos por esse grande animal, em uma nova organização de vida aparentemente satisfatória, porém limitada e castradora.

Cubatão  Teatro
Foto: Divulgação.

“O conto de Dostoiévski é um irresistível paralelo entre a chegada do progresso na Rússia no século XIX e o Brasil do século XXI, com a abrupta introdução dos modos de vida europeus, dando um salto na modernidade, porém formando estruturas que limitam o acesso a ela. Modernidade e capital que, vazios por dentro, fazem caber tudo que engolem”, comenta o grupo. Além das apresentações, o projeto cria espaços de encontro e formação com Oficinas de Teatro e Política ministradas por artistas que participaram do processo de criação do espetáculo, promovendo reflexões sobre o teatro como espaço para elaboração de filosofia política.

Foto: Divulgação.

As ações realizadas em Santo André têm o apoio do Fundo de Cultura (2019) e Secretaria Municipal de Cultura de Santo André. As ações em Cubatão e Suzano tem apoio do Edital PROAC Lab (Lei Aldir Blanc) 44/20210 da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa de São Paulo e Ministério do Turismo. Informações: www.ciaestreladalva.com.br www.facebook.com.br/ciaestreladalva ou @ciaestreladalva

Ficha técnica: Encenação, dramaturgia e atuação: Lígia Helena e Paulo Gircys | Trabalho de corpo e oficina: Carina Prestupa |Iluminação e Cenografia: Mauro Martorelli I Figurinos: Lídia Moura| Leitores provocadores e oficineiros: Judson Cabral, Marcio Castro, Michelle Lomba e Paula Carrara | Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini | Operação de som: Carolina Ferraresi | Apoio Técnico e de produção: Arthur Hideki SERVIÇO: Temporada do espetáculo “O Crocodilo”Com Cia. Estrela D’Alva de TeatroSinopse: Um homem comum é engolido por um crocodilo. Ainda vivo, e gerando lucro a um estrangeiro dono do réptil, ele passa a vislumbrar a grande figura que poderá se tornar mantendo-se deitado de lado, com tempo suficiente para criar novos pensamentos para uma nova sociedade. A ascensão do crocodilo e do dono do crocodilo também poderá ser sua ascensão. Qual sociedade é possível existir se diante da primeira chance de se colocar confortavelmente deitados de lado, cedemos? Duração: 60 minutos.

Classificação Indicativa: 12 anos – Grátis

Cubatão

Onde: Teatro do Kaos – Endereço: Praça Coronel Joaquim Montenegro, 34, Largo do Sapo -Cubatão (SP)Apresentações: 23 e 24 de setembro de 2022 – Horário: sexta-feira às 20h00 e sábado às 11h

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos