Recursos serão utilizados para os negócios de gestão ordinária da companhia e contribuem para o alongamento e a melhoria dos termos e condições de sua dívida.
A Unipar informa que concluiu sua 8ª emissão de debentures simples no valor de R$ 750 milhões, a maior de sua história. Os recursos captados serão integralmente utilizados para os negócios de gestão ordinária da companhia. A operação foi realizada com a participação do Banco Itaú BBA, coordenador líder, Banco Bradesco BBI, Banco Santander e XP Investimentos Corretora, coordenadores, instituições que tiveram papel importante para o sucesso da emissão.
A Unipar destaca que a captação é um passo importante para otimizar e flexibilizar sua estrutura de capital. “Essa operação marca o fortalecimento da confiança e o estreitamento de nossas relações com o mercado financeiro. Com a emissão, consolidamos nossa estratégia de alongamento da dívida e de melhoria de seus termos e condições, além de abrirmos caminho para a diversificação de nossas fontes de financiamento”, afirma Marco Rabello, diretor financeiro e de relações com investidores (CFO) da Unipar.
A taxa de remuneração das debêntures será de CDI + 2,05% a.a. O prazo de vencimento é de sete anos, com amortizações no 6º e 7º ano e juros semestrais. Esta é a primeira emissão da companhia na qual caberá, a seu exclusivo critério, o resgate dos papéis após o 3º ano (outubro/26), mediante um pagamento de 0,40% a.a. até o seu vencimento (prêmio usual de mercado), além da melhoria nos limitadores de alavancagem.
De acordo com o último relatório disponível, de 05 de outubro de 2023, a Unipar/emissão recebeu a classificação AA+ da Fitch Ratings Brasil. A mesma agência de classificação de riscos foi contratada para avaliar as debêntures. Já em setembro desse ano, a XP iniciou a cobertura do setor petroquímico e da Unipar com recomendação de compra para os papéis da companhia. Apesar do ciclo de baixa da indústria química, a instituição entendeu que a Unipar apresenta resultados mais resilientes, uma melhor conversão de free cashflow, desenvolve projetos de autogeração de energia renovável, realiza expansões importantes e tem um balanço mais robusto com relação a outros players do setor. Nos últimos meses, a Unipar passou de 30 mil para mais de 100 mil investidores.
A unipar participou do nosso podcas, o CNCAST, confira: