InícioMeio AmbienteParque Ecológico Cotia-Pará irá virar "unidade de conservação nacional".

Parque Ecológico Cotia-Pará irá virar “unidade de conservação nacional”.

Lei que deve ser sancionada pelo prefeito de Cubatão, Ademario Oliveira, nos proximos dias, divide o Cotia-Pará em Unidade de Conservação Nacional e Parque Urbano.

 

O Parque Ecológico Cotia-Pará, local que faz parte da memória afetiva milhares de cubatenses e que atualmente necessita urgente de atenção do Poder Publico vai virar  Unidade de Conservação Nacional. Em entrevista ao Cubatão Notícias, o Secretário de Meio Ambiente do Municipio, Halan Clemente, explicou o que muda com a sanção da lei.

Halan Clemente, Secretário Municipal de Meio Ambiente. Foto: Arquivo Pessoal.

“A lei que foi aprovada em segunda discução na Câmara, cria  o Parque Urbano, a Unidade de Conservação e o Conselho Consultivo da Unidade de Conservação e agora segue para sanção do prefeito, atualiza uma legislação antiga, da década de 90. Com essa modernização e adequação a legislação Federal, vamos conseguir viabilizar com mais facilidade recursos para manutenção e preservação do Parque Ecológico. Para se ter idéia, até hoje a area que compreende o Cotia-Pará não estava inserida no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUNC).” – Explica Halan Clemente.

Maior do que se pensa.

O secretário de Meio Ambiente ainda aponta para um dado curioso, a area que consta na matrícula do então ” Parque Ecológico Cotia-Pará” é  de 472 mil metros quadrados, enquanto a area utilizada, hoje, pelo Parque é de 50 mil metros quadrados. Esta aréa  foi considerada de uso conflitante pelo estudo de plano de manejo encomendado pela Usiminas, em 2012. Este estudo tem como objetivo apontar tudo oque exite na area, portanto, na area que já esta ocupada pelo  Parque Cotia Pará, seráconsiderada como “Parque Urbano” e a area de 422 mil metros quadrados restante será cosiderada “Unidade de Conservação”.

O Parque Urbano.

A criação do Parque Urbano que compreende a area o Parque Cotia-Pará é de extrema importância, já que caso não fosse adequado nesta nova lei, a visitação do parque como conhecemos hoje deixria de existir. Pois haveria a necessidade de contratação de monitores, cobrança de taxa para visitação ou seja, seria muito mais burocratiza e menos acessivel. A criação do Parque Urbano separa o que é Unidade de Conservação e o que é o Parque urbano, na lei ja esta definida o que pode ser realizado no Parque Urbano e na Unidade de Conservação. Com isso, os municipes e turistas podem continuar acessando a area do Cotia-Pará de forma gratuita.

Revitalização do Parque.

Parque passará por uma grande reestruturação nos próximos anos. Foto: Felipe Lessa.

O Secretário de Meio Ambiente também revelou ao Cubatão Notícias que  esta em fase de licitação a restauração do mirante do Cristo Redentor, a melhoria do sistemas de trilhas do parque e o cercamento do Parque. A nova lei ainda abre a possibilidade de empresário instalarem equipamentos de lazer, como pedalinhos, brinquedos etc. O parque deverá passar por uma revitalização completa nos próximos anos, finaliza Halan Clemente.

O secretário será o convidado do CNCAST nesta quinta-feira (23).

Participe conosco ao vivo e mande suas perguntas.

 

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos

plugins premium WordPress