InícioMundoMorre Silvio Santos, aos 93 anos, em São Paulo.

Morre Silvio Santos, aos 93 anos, em São Paulo.

Silvio Santos, um dos ícones da televisão brasileira, faleceu aos 93 anos na madrugada deste sábado (17), no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. O apresentador havia sido internado no início de agosto, poucos dias após receber alta por complicações decorrentes do vírus H1N1.

 

Silvio deixa seis filhas, que assumirão o comando do SBT, a emissora que ele fundou e consolidou como uma das maiores do país.

 

A Trajetória do Homem do Baú

 

Nascido Senor Abravanel, em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, Silvio Santos é um marco na história da televisão brasileira. Sua carreira na TV ultrapassa seis décadas, com passagens pelas principais emissoras do país, incluindo a Globo, até a criação de sua própria rede de televisão, o SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), em 1981.

 

A história de vida de Silvio Santos é digna de uma série de TV – e foi, de fato, retratada na produção “O Rei da TV”, além de ter um filme biográfico com lançamento previsto para 5 de setembro. Filho de imigrantes, desde jovem Senor Abravanel se dedicou ao trabalho para ajudar a família. Na juventude, trabalhou como camelô no Rio de Janeiro, vendendo capas para títulos de eleitor, uma das experiências mais conhecidas de sua trajetória.

 

Com o passar dos anos, Silvio Santos diversificou seus negócios, se aventurando em diversas áreas até que, em 1958, adquiriu o Baú da Felicidade, que se tornou a base do Grupo Silvio Santos.

 

Uma Carreira na Mídia e nos Negócios

 

A carreira no rádio e na televisão foi outro grande acerto de Silvio. Estreou na TV em 1962 com o programa “Vamos Brincar de Forca” na TV Paulista e, no ano seguinte, lançou o icônico “Programa Silvio Santos”, que segue no ar desde 1963. O sucesso do programa o motivou a buscar seu próprio canal, o que se concretizou em 1981 com o nascimento do SBT.

 

No SBT, Silvio criou um estilo único de fazer televisão, com programas inovadores, apostas ousadas como as novelas mexicanas e o seriado Chaves, e o lançamento de grandes talentos como Gugu Liberato, Eliana, e Maisa Silva.

 

A Candidatura à Presidência

 

Em 1989, Silvio surpreendeu ao anunciar sua candidatura à presidência do Brasil, filiado ao Partido Municipalista Brasileiro (PMB). Sua candidatura gerou grande repercussão, alcançando rapidamente cerca de 30% das intenções de voto. No entanto, devido a irregularidades nos prazos eleitorais, sua chapa foi impugnada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE, em decisão unânime).

 

Silvio Santos deixa um legado único na comunicação brasileira e um exemplo de empreendedorismo que será lembrado por gerações.

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos

plugins premium WordPress