InícioSaúdeCubatão volta a receber a carreta da mamografia de 4 a 15...

Cubatão volta a receber a carreta da mamografia de 4 a 15 de janeiro

Equipamento atenderá no Centro Esportivo Romerão

Após 2 anos, a carreta da mamografia voltará a Cubatão. A partir de terça-feira, 4 de janeiro, a carreta da mamografia estará estacionada no Centro Esportivo Romerão, na Rua Pedro José de Toledo, 365, Vila Couto. Os exames poderão ser realizados até o dia 15/1, de segunda a sexta-feira das 8 às 17 horas e, aos sábados, das 8 às 12 horas.

O veículo tem capacidade de realizar 50 exames diários por meio da distribuição de senhas. Aos sábados, serão 25 exames.As carretas fazem parte do programa “Mulheres de Peito”, da Secretaria de Estado da Saúde. A Secretaria de Saúde adverte que está mantida a obrigatoriedade do uso de máscaras devido à covid-19.

Os exames serão feitos em mulheres de 35 a 49 anos com pedido de mamografia solicitado por médico ou enfermeira das Unidades Básicas de Saúde, Unidade de Saúde da Família ou Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Quem não tem o pedido deve solicitá-lo à enfermeira responsável da unidade de Saúde mais próxima de casa. Não é necessário agendar consulta. Com o pedido em mãos, é só ir à carreta com documento de identidade e cartão SUS e retirar a senha. A carreta não atenderá mulheres nessa faixa etária sem o pedido de exame.

Mulheres entre 50 anos e 69 não precisam do pedido. Basta se dirigir à carreta no horário de atendimento com o cartão SUS e documento de identidade e retirar a senha. Acima de 70 anos, é necessário o pedido de exame. Os resultados ficam prontos em dois dias úteis. Em caso de alteração, o atendimento segue nas unidades de Saúde do município ou referenciadas de acordo com cada caso.

A mamografia não é indicada para mulheres que fizeram o exame há menos de um ano, com exceção daquelas que possuem indicação médica específica.

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos