O Site UOL fez uma grave denúncia hoje (2), segundo o veículo, pelo menos 26 mil doses vencidas da AstraZeneca teriam sido aplicadas no Brasil por falha do Ministério da Saúde, a reportagem cruzou dados dos lotes que supostamente estariam vencidos e apurou que Cubatão recebeu 13 doses, em nota a prefeitura nega que tenha aplicado as vacinas vencidas, confira a nota:
“A Secretaria de Saúde de Cubatão informa que nenhuma dose vencida de vacina contra a covid-19 foi aplicada na cidade, ao contrário de notícia publicada nesta sexta-feira (2) no UOL.
De acordo com a apuração do site, 13 doses vencidas da vacina Astrazeneca teriam sido aplicadas na cidade, das quais 12 pertenceriam aos lotes ctmav501 e ctmav505, usados no Pronto-Socorro e na Unidade Básica de Saúde da Vila Nova. Ao analisar os registros de chegada de imunizantes, o Serviço de vigilância Epidemiológica de Cubatão detectou que a cidade não recebeu qualquer dose desses dois lotes.
Em relação à 13ª dose, houve um erro no preenchimento do cadastro de um profissional de Saúde da UBS Jardim Nova República. Ele havia tomado a primeira dose do lote 4120z005 (com vencimento em 14 de abril) em 1º de fevereiro. Ao tomar em 26 de abril a segunda dose de outro lote (213vcAo20u, vencimento em 17 de setembro), o lote da primeira dose acabou sendo repetido no preenchimento do cadastro. A situação foi identificada por meio da conferência do cartão de vacinação do profissional, que traz o lote correto na segunda dose.”