Com o intuito de melhorar a experiência das pessoas que utilizam transportes por aplicativo e de não comprometer a fluidez do trânsito no centro da cidade, a CMT instalou quatro placas em pontos estratégicos da Avenida Nove de Abril. Duas estão localizadas em frente e na lateral da Igreja Matriz, enquanto as outras duas estão posicionadas de forma semelhante no Parque Anilinas. Cada uma delas foi colocada em um sentido da avenida, facilitando o acesso de usuários e motoristas vindos de diferentes pontos da cidade.
Essa medida atende a uma antiga demanda dos motoristas de aplicativos, como relata João Henrique, que trabalha na área há mais de cinco anos. “Isso vai facilitar, porque muitas vezes temos que parar em frente a ônibus ou em faixa dupla, e aí a multa vem. Se paramos longe, o passageiro muitas vezes reclama. Agora, com o local demarcado, não tem desculpa, é só fazer o certo”, afirmou Henrique.
Expansão dos pontos pela cidade
Segundo o superintendente da CMT, Rodrigo Dias, essa ação também possui um caráter educativo. “Essa medida tem como objetivo conscientizar, neste primeiro momento, tanto os motoristas quanto os passageiros que utilizam os meios de transporte alternativos no município”, esclareceu.
Ele informou ainda que novos pontos como esses serão instalados estrategicamente em locais de grande fluxo de veículos e pessoas. As principais vias contempladas serão as perimetrais, como a Vila Nova e o Jardim Casqueiro, as Avenidas Brasil e Beira-Mar, além da continuação da Avenida Nove de Abril, nos dois sentidos, até a Vila São José.
De acordo com Dias, a segunda etapa dessa ação será a pintura de solo, conhecida como “tapetão”. “Estamos divulgando e orientando motoristas e usuários sobre esse modelo de sinalização. Trata-se de uma medida que contribuirá para melhorar a fluidez do trânsito local, especialmente nos horários de pico, o que terá um impacto positivo na mobilidade urbana em Cubatão”, concluiu o superintendente.