sexta-feira, junho 9, 2023
InícioCubatãoCâmara derruba veto e conscientização sobre a dignidade menstrual vira lei.

Câmara derruba veto e conscientização sobre a dignidade menstrual vira lei.

Proposta foi apresentada pelo vereador Alessandro Oliveira (PL)

O presidente da Câmara Municipal de Cubatão, Ricardo Queixão, sancionou o Projeto de Lei do vereador Alessandro Oliveira (PL) que cria o Programa Municipal de Conscientização sobre a Menstruação. O projeto, que virou a Lei 4.144/2021, foi publicado na edição 820 do Diário Oficial Eletrônico do município, no dia 21 de setembro.

Vereador Alessandro Oliveira-PL autor do projeto.

O Projeto de Lei de Alessandro Oliveira foi aprovado em segunda discussão pela Câmara e seguiu para apreciação do Executivo cubatense. No entanto, alegando vício de iniciativa, quando um Poder Público interfere nas atribuições exclusivas de outro, o PL recebeu veto total do prefeito municipal. Contudo, na apreciação do veto, os vereadores seguiram o parecer das comissões da Casa, que entenderam que não havia pontos em conflito com a Constituição Federal, recomendando a derrubada do veto. Assim, por unanimidade, o veto foi derrubado em Plenário e seguiu para sanção.

Como o Executivo Municipal não sancionou no prazo regimental, coube ao presidente do Legislativo promulgar a Lei.

Alessandro Oliveira se diz feliz pela promulgação. “Isso é uma questão de saúde pública e acreditamos que a lei vai beneficiar várias pessoas em situação de vulnerabilidade social. São pessoas que enfrentam diretamente esse problema. Só quem realmente sofre com isso sabe a importância do tema”, argumentou o vereador.

Ainda segundo o vereador do Partido Liberal (PL), “Outro ponto muito importante do projeto foi colocar em pauta um assunto que ainda sofre tabu da sociedade, Mas, acreditamos que a discussão construtiva e a empatia vão trazer um entendimento positivo para a questão”.

Agora, Alessandro Oliveira espera que o Executivo regulamente a lei com ações práticas, visando resolver ou amenizar esse grave problema de saúde pública.

Facebook Comments

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidos