InícioCubatãoPrefeitura lança o programa " Ilumina Cubatão" luz de led em...

Prefeitura lança o programa ” Ilumina Cubatão” luz de led em toda a cidade.

Município será o primeiro da Região da Baixada Santista com 100% de iluminação com tecnologia LED.

Com inicio imediato, o prefeito Ademário Oliveira assinou na manhã desta sexta-feira (14) a ordem de serviço do programa “Ilumina Cubatão” que prevê a substituição da iluminação pública do município por 5 mil luminárias de tecnologia LED, representando um investimento de mais de R$ 5 milhões, no prazo máximo de 11 meses.

Logo após a cerimônia de lançamento do programa, ocorrido defronte à sede da Sociedade de Melhoramentos da Vila Nova, foi iniciada a primeira etapa do “Ilumina Cubatão” que vai substituir por LED as 500 luminárias convencionais das ruas, avenidas e praças do bairro, com previsão de conclusão de dois meses.

De acordo com a cronologia definida pela Secretaria Municipal de Manutenção Urbana e Serviços Públicos, responsável pela implantação do “Ilumina Cubatão”, a Vila São José será o próximo bairro a receber os benefícios do programa. “Até o final do ano Cubatão será a primeira cidade da Região Metropolitana a ter 100% de iluminação pública com tecnologia LED, garantindo sustentabilidade, segurança e qualidade de vida à nossa população”, afirmou o prefeito.

Ainda na cerimônia de lançamento, que contou com a participação de munícipes, representantes da  administração municipal, da Câmara Municipal e da imprensa regional, Ademário Oliveira ressaltou a importância do planejamento de iluminação pública de qualidade e dos vários aspectos do programa “Ilumina Cubatão” com alternativas mais baratas e sustentáveis.

Dentre os vários aspectos positivos, como por exemplo, a segurança pública, o prefeito destacou a economia no consumo de energia elétrica das luminárias LED (Diodo Emissor de Luz – do inglês Light-emitting diode) de mais de 50% e com uma durabilidade de 25% a mais que as luminárias convencionais. Além da durabilidade, a sustentabilidade da tecnologia LED é justificada por não emitir vapor de gases como o mercúrio e o sódio.

Apoio – O prefeito fez questão de reconhecer o apoio recebido para a concretização do “Ilumina Cubatão”, principalmente dos vereadores desta e da legislatura passada que aprovaram medidas impopulares, mas de real importância para o desenvolvimento de Cubatão como, por exemplo, a Contribuição para o Custeio da Iluminação Pública. Ademário lembrou ainda que “essa taxa é para o custeio, não para investimento”.

O vice-prefeito Ivan Hildebrando, o titular da Secretaria de Governo, Cesar Nascimento (representando o secretariado), e o vereador Alessandro Oliveira (em nome da Câmara Municipal) ressaltaram a importância do lançamento do programa “Ilumina Cubatão” pela economia aos cofres públicos, mas principalmente pela influência da iluminação pública na segurança da população.

 

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos

plugins premium WordPress