InícioColunasEco Plaza Cubatão, um shopping de mentirinha.

Eco Plaza Cubatão, um shopping de mentirinha.

Neste 1° de abril, popularmente conhecido como o ” dia da mentira”, relembramos uma história de 2013 que na época causou grande alvoroço, a construção de um mega shopping na cidade de Cubatão, fato que ganhou destaque em diversos jornais da região devido ao grau de investimento, porém nunca saiu do papel.Veja esta matéria veiculada no jornal da orla:

O maior empreendimento comercial privado da história de Cubatão, o Ecoplaza Cubatão, terá seu lançamento oficial na segunda quinzena de setembro. A informação foi divulgada na quinta-feira (10), durante reunião da prefeita Marcia Rosa com empresários. O complexo engloba shopping center com 263 lojas distribuídas em quatro pavimentos, um hotel com 152 apartamentos e uma torre empresarial com 252 salas. A inauguração está prevista para o primeiro semestre de 2016. Com cerca de 75 mil m2 de área construída, o Eco Plaza Cubatão já teve emitido o alvará que autoriza o início dos trabalhos. Em contrapartida à flexibilização de Índices Urbanísticos e medidas de compensação e mitigação de impactos, seus idealizadores executarão varias melhorias no Município. Dentre elas, a construção do Centro de Parto Natural e da Casa da Gestante do Bebê e Puerpéria, com área de 500 metros quadrados cada unidade. Isso possibilitará a implementação da Rede Cegonha, do Governo Federal, que fará parte do complexo denominado Quarteirão da Saúde. Para possibilitar a contrução das unidades, a prefeita Marcia Rosa assinou a autorização para o Ecoplaza demolir a antiga edificação da Policlínica, na Avenida Martins Fontes. Para a prefeita, o empreendimento é um marco histórico. “As características de Cubatão estão mudando, com o desenvolvimento de suas potencialidades. Agradeço aos idealizadores do Ecoplaza por perceberem esse novo momento de nossa cidade e pela parceria em viabilizar diversas melhorias em obras e na saúde”. 

O secretário municipal de Planejamento, Adalberto Ferreira da Silva, destacou o trabalho conjunto com os empresários, que realizarão contrapartidas em benefício da Cidade. “O empreendimento não teve qualquer tipo de isenção tributária. Inclusive seus realizadores já pagaram R$ 290 mil em taxas para o início das obras”. Melhorias – Além da demolição do antigo prédio da Policlínica e construção em seu lugar do Centro de Parto Natural e da Casa da Gestante, os realizadores também farão as seguintes contribuições: – Custeio para nova configuração de acessos da Cidade, incluindo complementação da rede cicloviária;- Paisagismo na região das avenidas Martins Fontes e Henry Borden, e humanização de espaço público na região da Vila Natal;- Construção de bacias de contenção de água pluvial (piscinões), descarte, destinação e/ou reutilização adequada do entulho da obra do shopping;- Providências técnicas para que não haja excesso de ruído e vibrações durante os trabalhos de construção do empreendimento. Como compromisso de responsabilidade social, os empreendedores contratarão, preferencialmente, mão de obra via PAT Cubatão, além de realizarem compras e adquirirem insumos no comércio local. Por fim, sempre que necessário, o heliponto do centro comercial será disponibilizado para desembarque de pacientes da rede municipal de saúde.

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos