InícioCubatãoAUTISMO: Vereador quer reduzir fila de espera para emissão de laudos.

AUTISMO: Vereador quer reduzir fila de espera para emissão de laudos.

No ultimo dia 26 de maio,  durante a audiência pública Municipal de Saúde , o Vereador Allan Matias (PSDB) propôs  direcionar esforços em parceria com o Governo Municipal , para criação de atendimento que dê  celeridade na emissão de laudos para pessoas com suspeita de TEA ( Transtorno do Espectro Autista) e que ainda não possuem diagnóstico fechado.

Allan Matias ressaltou as dificuldades enfrentadas pelas famílias que estão em lista de espera para  o diagnóstico, o que as impedem de serem beneficiadas com algum tipo de auxílio.

“ Devemos pensar em ações com uma equipe multiprofissional e ofertar consultas com neuropediatra, psiquiatra, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogo, e ainda poder disponibilizar exames e testes necessários para o diagnóstico.

“ Ademais, são famílias que estão há muito tempo na fila de espera, sem nenhuma avaliação realizada ou com pendências no diagnóstico. De acordo com a necessidade de cada paciente, elas serão direcionadas para as especialidades para dar seguimento aos atendimentos”. Destacou o vereador.

A expectativa é atender mais de 400 crianças para regularização de toda documentação que confirme o TEA. Assim a família poderá requerer  os benefícios oferecidos pela Administração Municipal, Estadual e Federal.

O vereador enfatiza que este atendimento  poderá ser feito pelo Poder público  e entidades do terceiro setor, mas que deve ser amplamente  debatido com tecnicos e pessoas ligadas.

 

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos