InícioMeio AmbientePrimeira semana da coleta seletiva em Cubatão recolhe 5,5 toneladas de recicláveis.

Primeira semana da coleta seletiva em Cubatão recolhe 5,5 toneladas de recicláveis.

Agora, serviço chega em todos os bairros da cidade. Ações de conscientização ambiental fazem parte do novo programa de reciclagem.

Após uma primeira semana bem-sucedida, Cubatão celebra o retorno do serviço de coleta seletiva com o recolhimento de 5,5 toneladas (precisamente 5.470 quilos) de material reciclável. A coleta conta com dois caminhões que atuam de segunda a sábado, das 7h às 16h, realizando o recolhimento do lixo limpo em todos os bairros da cidade. Agora, o serviço oferecido pela Prefeitura está a cargo da Associação Beneficente de Catadores de Materiais Recicláveis da Baixada Santista – a ABC Marbas, que também faz a triagem e destinação final.

 

A quantidade de lixo limpo coletada nesta semana de trabalho é positiva em comparação aos 1.612 quilos de material rejeito. Para atingir o resultado, o coordenador do serviço na ABC Marbas, Rafael Max de Souza, constatou em relatório: “Como todo processo de adaptação, reuniões com a equipe foram necessárias para que pudéssemos ajustar alguns detalhes como rota, tratativas com a população e os comércios, integração da equipe, etc”.

Os encontros mencionados destacaram os seguintes pontos: cooperação da equipe da Terracom ao deixar os materiais recicláveis; munícipes assimilando a música da coleta e saindo pra entregar os materiais; trabalho em equipe “funcionando muito bem”; em algumas rotas, os bairros são mais extensos, fazendo com que a passagem leve um pouco mais de tempo; necessidade de fazer um ponto fixo na Vila dos Pescadores e na Vila Esperança, porque o caminhão não consegue entrar em algumas ruas; necessidade de providenciar plataforma e alça para os ajudantes ficarem de pé no caminhão na passagem entre as ruas, visando conforto e descanso.

Para promover contato com os munícipes, foi criado o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo telefone (13) 3361-3177, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 17 horas, e também é WhatsApp. A Cooperativa ainda distribuiu folhetos e ímãs de geladeira para que o morador marque o dia e horário que a coleta seletiva passa no seu bairro. Cada localidade recebe o serviço duas vezes por semana, o que é uma novidade no município (confira tabela completa abaixo). Já a Av. Nove de Abril, no Centro, e a Av. Brasil, no Jardim Casqueiro, são atendidas diariamente para recolhimento dos resíduos gerados pelo comércio.

 

Importância e recomendações – Coleta seletiva é a separação dos resíduos que podem ser reciclados do resto do lixo. Para que seja eficaz, os materiais devem ser separados antes de entrar em contato com o lixo orgânico ou do banheiro, diminuindo a geração de resíduos no lar. A recomendação para os cubatenses é para que deixem o lixo limpo dentro de sacolas ou caixas em frente às suas casas no dia da recolha. Não é necessário separar cada material em um recipiente diferente: papel, plástico, metal e vidro podem ser acondicionados juntos, desde que estejam limpos; para isso, basta lavar brevemente os materiais sujos com alimentos ou líquidos (sucos e etc). Vale lembrar que vidros quebrados também podem ser descartados, desde que embalados em papel grosso ou jornal, evitando acidentes com o coletor.

Não poderá ser reciclado: sobras de alimentos, papel higiênico, guardanapos, fraldas descartáveis, absorventes, preservativos, fotografias, etiquetas e fitas adesivas, papel carbono, esponja de aço, espelho e óculos, além de roupas, sapatos, madeira, borrachas (xampu, cosméticos, etc). Estes devem ser colocados em lixo comum.

Foto: Thiego Barbosa/PMC.

Atenção para o lixo do banheiro: os frascos de xampus, tubos de creme dental, potes de cremes e rolos internos de papel higiênico podem ser separados e colocados para reciclagem, porém não devem ser colocados da lixeira do banheiro com papel higiênico ou lenços sujos. Quando isso acontece, esses materiais que poderiam ser reciclados, tornam-se lixo comum.

Confira o planejamento da coleta seletiva em Cubatão:

 

 

 

 

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos