Agora, serviço chega em todos os bairros da cidade. Ações de conscientização ambiental fazem parte do novo programa de reciclagem.
Após uma primeira semana bem-sucedida, Cubatão celebra o retorno do serviço de coleta seletiva com o recolhimento de 5,5 toneladas (precisamente 5.470 quilos) de material reciclável. A coleta conta com dois caminhões que atuam de segunda a sábado, das 7h às 16h, realizando o recolhimento do lixo limpo em todos os bairros da cidade. Agora, o serviço oferecido pela Prefeitura está a cargo da Associação Beneficente de Catadores de Materiais Recicláveis da Baixada Santista – a ABC Marbas, que também faz a triagem e destinação final.
A quantidade de lixo limpo coletada nesta semana de trabalho é positiva em comparação aos 1.612 quilos de material rejeito. Para atingir o resultado, o coordenador do serviço na ABC Marbas, Rafael Max de Souza, constatou em relatório: “Como todo processo de adaptação, reuniões com a equipe foram necessárias para que pudéssemos ajustar alguns detalhes como rota, tratativas com a população e os comércios, integração da equipe, etc”.
Os encontros mencionados destacaram os seguintes pontos: cooperação da equipe da Terracom ao deixar os materiais recicláveis; munícipes assimilando a música da coleta e saindo pra entregar os materiais; trabalho em equipe “funcionando muito bem”; em algumas rotas, os bairros são mais extensos, fazendo com que a passagem leve um pouco mais de tempo; necessidade de fazer um ponto fixo na Vila dos Pescadores e na Vila Esperança, porque o caminhão não consegue entrar em algumas ruas; necessidade de providenciar plataforma e alça para os ajudantes ficarem de pé no caminhão na passagem entre as ruas, visando conforto e descanso.
Para promover contato com os munícipes, foi criado o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) pelo telefone (13) 3361-3177, que funciona de segunda a sábado, das 8h às 17 horas, e também é WhatsApp. A Cooperativa ainda distribuiu folhetos e ímãs de geladeira para que o morador marque o dia e horário que a coleta seletiva passa no seu bairro. Cada localidade recebe o serviço duas vezes por semana, o que é uma novidade no município (confira tabela completa abaixo). Já a Av. Nove de Abril, no Centro, e a Av. Brasil, no Jardim Casqueiro, são atendidas diariamente para recolhimento dos resíduos gerados pelo comércio.
Importância e recomendações – Coleta seletiva é a separação dos resíduos que podem ser reciclados do resto do lixo. Para que seja eficaz, os materiais devem ser separados antes de entrar em contato com o lixo orgânico ou do banheiro, diminuindo a geração de resíduos no lar. A recomendação para os cubatenses é para que deixem o lixo limpo dentro de sacolas ou caixas em frente às suas casas no dia da recolha. Não é necessário separar cada material em um recipiente diferente: papel, plástico, metal e vidro podem ser acondicionados juntos, desde que estejam limpos; para isso, basta lavar brevemente os materiais sujos com alimentos ou líquidos (sucos e etc). Vale lembrar que vidros quebrados também podem ser descartados, desde que embalados em papel grosso ou jornal, evitando acidentes com o coletor.
Não poderá ser reciclado: sobras de alimentos, papel higiênico, guardanapos, fraldas descartáveis, absorventes, preservativos, fotografias, etiquetas e fitas adesivas, papel carbono, esponja de aço, espelho e óculos, além de roupas, sapatos, madeira, borrachas (xampu, cosméticos, etc). Estes devem ser colocados em lixo comum.
Atenção para o lixo do banheiro: os frascos de xampus, tubos de creme dental, potes de cremes e rolos internos de papel higiênico podem ser separados e colocados para reciclagem, porém não devem ser colocados da lixeira do banheiro com papel higiênico ou lenços sujos. Quando isso acontece, esses materiais que poderiam ser reciclados, tornam-se lixo comum.
Confira o planejamento da coleta seletiva em Cubatão: