Cantor Francis Lopes será grande atração do evento.
Como parte do retorno das tradicionais festas de bairros, a Prefeitura de Cubatão realiza no próximo domingo (27), a ‘Festa da Carne Seca’ no Jardim Nova República (Bolsão 8), a partir do meio-dia até 23h30. O evento ocorre na av. Esmeraldo Tarquínio.
Pelo menos 20 barracas de comidas típicas e bebidas, cinco delas do pessoal da Feira Criativa, vão servir diversos pratos com a carne seca. Haverá atrações artísticas ao longo dia e o cantor de forró Francis Lopes será o destaque dessa edição. Entre tantas canções, o artista piauiense ganhou notoriedade ao incluir em seu repertório a famosa ‘Lamento de um Nordestino’. Uma canção que externa sentimentos e traduz histórias de vida de muitas pessoas e que, pela sua originalidade foi popularizada em mais de 50 regravações.
Artistas locais também mostram seu talento. A ‘Festa da Carne Seca’ contará com a presença de DJ Marcelinho, Lana Lousada, Raquel trindade, Jony Miranda, Forró Sanfonado, Rita Meteoro e Léo Vaqueiro. A organização é da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
Origem da festividade – A ‘Festa da Carne Seca’ é celebrada desde 1999 no Jardim Nova República. Tal comemoração é feita em alusão ao próprio bairro, reduto de muitos nordestinos. E a iguaria que dá nome à festividade se deve à origem seus moradores, grande maioria do Nordeste. Ou seja, além de comemorar a existência do bairro, o evento promove a celebração da cultura nordestina na Cidade, que ganhou corpo devido à forte migração ocorrida especialmente no final da década de 1950, em virtude da industrialização.
O evento oferece carne seca preparada de diversas maneiras, servidas em várias barracas montadas na rua, acompanhada de muita música de todos os gostos, mas principalmente nos estilos forró, baião e vaquejada, com brincadeiras e comidas típicas.
Breve histórico – Na segunda metade da década de 50, a predominância de descendentes portugueses (que dominavam as plantações de bananas) já não era mais maioria no município. A pujança da agricultura dava lugar ao apogeu da indústria. Com isso, nordestinos e nortistas vieram trabalhar nas fábricas que aqui se instalavam.
A mudança do perfil populacional acabou influenciando diretamente no cotidiano do município, notadamente, no modo de se expressar, na culinária, na religiosidade, no modo de vida em geral. Metade da cidade era de nordestinos e nortistas. Este perfil elevou Cubatão como uma das cidades mais nordestinas do Estado de São Paulo. E entre vários pratos típicos daquela Região, a carne seca foi a maneira afetuosa escolhida pelos moradores do Jardim Nova República para mostrar nostalgicamente a origem da maioria do seu povo, preservando, assim, as suas tradições.
Feira livre em outro local – A Prefeitura informa que, devido às festividades, a feira livre deste domingo (27) do Bolsão 8 ocorrerá excepcionalmente na rua Mariano Oliveira Moura, do nº 16 ao 134, seguindo até a rua Professora Hortência Mathei, do nº 49 ao 147. Após essa data, a feira volta a acontecer no local original.
Outras festas de bairro – As festividades fazem parte do calendário oficial do Município e ocorrem nos meses de agosto a outubro, sempre acompanhadas de diversas atrações artísticas, com agenda divulgada pela Secult na semana que antecede cada evento.
Confira abaixo as datas dos demais eventos:
03/09 – ‘Festa da Banana’ (Vila Nova) das 12h às 23h30
Endereço: Av. Nações Unidas entre as avenidas Nove de Abril e Nossa Senhora da Lapa
10/9 – ‘Festa da Costela’ (Vila Natal/Conjunto Mário Covas) das 12h às 23h30 horas
Endereço: Rua das Primaveras e Júlio Amaro Ribeiro
15/10 – ‘Festa do Peixe’ (Ilha Caraguatá) das 12 às 23:30 horas
Endereço: Av. Nadir Tereza Esteves.
Fonte:/Secom