A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Assistência Social (Semas), realizou nesta terça-feira (22) a entrega da primeira remessa de ‘voucher’ do auxílio alimentação e auxílio maternidade para 95 famílias atendidas pelo CRAS – Centro de Referência de Assistência Social, cadastradas no CadÚnico. A novidade é que, de agora em diante, os benefícios serão disponibilizados por meio de cartões, permitindo que a pessoa adquira alimentos e as primeiras necessidades do bebê no estabelecimento que quiser.
Pelo menos 89 famílias estão recebendo cartões alimentação em três parcelas de R$120,00 e outros seis núcleos familiares, os cartões enxoval em parcela única de R$ 606,00. A entrega ocorreu no Centro de Cadastro Social – CCS, no Centro. César Nascimento, secretário de Governo, informou que a entrega do chamado ‘benefício eventual’ cumpre a lei e é destinado a famílias em situação de extrema vulnerabilidade, com renda per capta de até meio salário mínimo. “É um direito que essa comunidade tem e o Governo Municipal tem executado de forma plena. A cidade está virando a página, com respeito e dignidade na distribuição de renda social”, afirmou César.
O secretário de Assistência Social Sebastião Ribeiro Zumbi destacou que o cartão alimentação substitui a entrega da cesta de alimentos, trazendo mobilidade para as famílias. “Daqui para frente, vocês podem escolher onde comprar os produtos, o alimento de sua preferência”, ressaltou. Já a diretora de Proteção Básica da Semas Ariela Vaz comunicou que os critérios para concessão dos referidos benefícios estão previstos na Resolução CMAS nº 10/2021 e que a solicitação deve ser feita sempre via CRAS. Para isso, a Semas possui quatro unidades territoriais que são: CRAS CEU das Artes, no Jardim Nova República; CRAS Rubens Lara; CRAS Vila Natal; e CRAS Centro, além do próprio CCS, que fica na Praça Portugal.
Fonte: Secom
Foto:Secom