InícioCulturaPremiada peça teatral tem duas sessões gratuitas em Cubatão.

Premiada peça teatral tem duas sessões gratuitas em Cubatão.

Da Cia Vadabordo, a atriz Helena Cerello e o ator Raul Barreto fazem circo-teatro para todas as idades. As apresentações são gratuitas

 

Indicado ao Grande Prêmio da Crítica da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) e ganhador do Prêmio Aplauso Brasil em 2018, o espetáculo infantil de circo-teatro O MUNDO DE HUNDERTWASSER reestreia em circulação pelo Interior.

Dia 2 de junho, sexta estará em Cubatão – em duas sessões, às10h30 e 13h.

O MUNDO DE HUNDERTWASSER

 

Cubatão

Dia, 2 de junho – sexta feira, 10h30 e 13h – entrada gratuita

Teatro do Kaos

Praça Joaquim Montenegro, 34 – Sítio Cafezal

Cubatão/SP

Trata-se de um espetáculo de circo teatro voltado para todos os públicos, inspirado na vida e na obra do pintor, arquiteto e ambientalista austríaco Hundertwasser, e na sua relação com a arte, a arquitetura e a ecologia. A peça conta a história de Branca, uma menina tecnológica que não sabe usar as cores e só se relaciona com aparelhos modernos, até que tem a sua rotina alterada quando um artista surge, convidando-a a olhar o mundo através de telas e janelas vivas.

 

Com direção de Alvaro Assad e criação e atuação de Raul Barretto e Helena Cerello, o espetáculo estreou em São Paulo no SESC Consolação com ótimo retorno de crítica e público, tendo sido indicado para o APCA na categoria Grande Prêmio da Crítica, por levar ao teatro a obra do artista plástico Friedenreich Hundertwasser.

 

Carreira do espetáculo

 

Em 2019 recebeu o Prêmio Aplauso Brasil na categoria ‘Melhor espetáculo para público jovem e infantil’. E também esteve entre os 10 melhores espetáculos de teatro de 2018, segundo o Jornal Folha de São Paulo. Realizou apresentações no SESC Jundiaí, SESC Campinas, SESC Birigui, SESC Santos e em fevereiro de 2019 fez uma série de apresentações para os alunos da SP Escola de Teatro e da MT Escola de Teatro (Cuiabá).

 

Participou da Mostra de Teatro de Sertãozinho. Fez uma temporada bem sucedida, entre maio e junho de 2019 no Espaço Parlapatões. No segundo semestre de 2019, fez apresentações no SESC Bom Retiro, SESC São Carlos, SESC Araraquara e SESC Belenzinho. E ainda participou, com uma série de 8 apresentações do Festival de Circo de Recife. Em 2020, foi contemplado com o Prêmio PROAC Lab, e foi pré-selecionado pelo Edital CCBB para uma turnê pelas cidades de Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. Durante a pandemia fez apresentações com transmissões on line, através de apoio da Prefeitura de São Paulo.

 

Quem foi Hundertwasser

 

Hundertwasser (1928-2000) foi um pintor, artista gráfico, poeta, arquiteto e defensor do meio ambiente que nasceu em Viena, na Áustria e viajou por muitos países, pintando e imaginando uma visionária concepção de mundo, onde o homem e a arte pudessem estar integrados à natureza.

 

Hundertwasser dizia que: “O homem deveria devolver à natureza tudo que tirou dela”, portanto, se para construir uma casa, árvores foram cortadas, o mínimo que o homem poderia fazer seria replantar esse verde nos telhados e ter dentro de suas casas árvores inquilinas.

 

Em suas obras, o artista valorizava as curvas e espirais, pois tinha aversão à linha reta, por conta de sua monotonia. Além disso, uma de suas principais teorias é a das “Cinco Peles”, que seriam: a primeira pele, a nossa própria pele; a segunda pele, as nossas roupas; a terceira pele, a nossa casa; a quarta pele, nosso meio social, nossa cidade; e a quinta pele, nosso planeta.

 

Nesse contexto, cada homem deveria ter o direito de ter a sua pele respeitada pela sua cor e sua história; o direito de se vestir de acordo com sua vontade; o direito de ter a sua própria janela; o direito de poder interferir com criatividade na cidade; e de viver em um mundo onde a natureza e o belo são preservados.

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos