InícioEsporteCubatão inaugura Pista de Esportes Radicais, no Píer do Casqueiro.

Cubatão inaugura Pista de Esportes Radicais, no Píer do Casqueiro.

Evento foi na manhã deste sábado (27) e a pista foi liberada na sequência para os atletas do skate, BMX e patins.

 

Cubatão agora tem uma Pista de Esportes Radicais para os praticantes de skate, bicicleta e patins. A inauguração foi neste sábado (27). Contou com descerramento de placa e muitas homenagens. A Pista fica na Av. Beira Mar, no Jardim Casqueiro e faz parte das obras do Parque Linear.

Criada dentro dentro de um conceito diferenciado, no espaço no Píer e com vista privilegiada, o complexo possui 805m² de área total, três rampas, seguindo parâmetros  do COB – Comitê Olímpico Brasileiro, moldada com obstáculos para manobras como escadas, corrimão, entre outros, o que permite que o local receba campeonatos oficiais.

  

“Hoje entregamos um equipamento esportivo totalmente atualizado, moderno, seguro. Uma obra bastante aguardada por quem ama os esportes radicais”, comemorou o prefeito Ademário Oliveira, lembrando que a Pista se integra ao projeto do Parque Linear do Casqueiro junto ao Píer e à reformulação da Praça Independência, tudo interligado por meio de uma ciclovia que está sendo construída recortando a beira-mar.

O evento também teve homenagens a esportistas que lutam há tempos para que equipamentos como esse existam, como os cubatenses Dand (BMX) e Akira Shiroma (skate), figuras importantes na disseminação dos esportes na cidade e em toda a Região.

“É um privilégio estar aqui, ‘tô’ muito feliz. A nova Pista é importante pra continuidade dos esportes e pras novas gerações terem referências dentro da própria cidade”, comentou Dand, que tem 24 anos de BMX e coleciona títulos da modalidade (3 vezes campeão BMX vertical, 8º lugar no Mundial da Alemanha).

Já Akira, 23 anos sobre as rodas do skate, lembrou que desde os 90 a comunidade dos esportes radicais deseja um espaço como esse. “Nossa luta tem mais de 20 anos e a nova Pista é uma grande conquista porque vai poder receber festivais, campeonatos e toda galera do skate, bike e outros esportes. Uma pista atualizada, design dos anos 2000, que a gente teve a oportunidade de colaborar no projeto e isso é muito importante pra funcionalidade do equipamento”, disse Akira.

O secretário de Governo César Nascimento, entusiasta do projeto, lembra que foram muitas reuniões com o pessoal do skate e BMX até que tudo saísse do papel. “A participação dos esportistas foi indispensável para que a Pista saísse exatamente do jeito que tinha que ser, nos padrões do COB e do COI e é a realização do sonho de várias gerações de amantes do skate e de bike de Cubatão. Essa Pista é um divisor de águas na história dos esportes radicais de cidade”, afirmou.

O secretário de Governo ainda lembrou que Cubatão tem uma longa história junto aos Esportes Radicais. O Parque Anilinas possui a primeira pista de skate no estilo Bowl e Banks construída na Baixada e um das mais antigas do Brasil, erguida nos anos 80.

Grandes nomes do skate privilegiaram o evento – O evento contou com a participação de muita gente da comunidade dos esportes radicais, secretários municipais, vereadores, além de esportistas como a praiagrandense Gabi Mazetto, 25 anos, um dos principais nomes do skate brasileiro na atualidade. Gabi foi finalista de Campeonato Mundial e da Street League, integrante da seleção brasileira de skate street, veterana na modalidade e ainda sonha com a primeira participação em Jogos Olímpicos. Outros nomes regionais também fizeram questão de estar presente pela importância regional do equipamento.

A nova Pista de Esportes de Radicais de Cubatão já estará a todo vapor no próximo  fim de semana, quando recebe, no sábado (3), a partir das 9h, Festival de Skate, e no domingo (4), Festival de BMX.

Por: Secom Cubatão
Fotos: Renato Atalaia (cedidas)/Divulgação PMC

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos