InícioMeio AmbienteCubatão é a primeira cidade da regiao a instalar ecobarreira mar/mangue.

Cubatão é a primeira cidade da regiao a instalar ecobarreira mar/mangue.

Através de recurso captado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente junto ao Ministério  Público  Federal – MPF. Cubatao se torna a primeira cidade da regiao a instalar Ecobarreiras na região  de ligação entre Mar e mangue.

Segundo o secretário de Meio Ambiente  de Cubatão,  Halan Clemente,  este é um passo importante para a constante luta de preservação  do meio ambiente e bioma da região,  já que a barreira de contenção  deve evitar que toneladas de lixo se acumulem às margens do manguezal.

O prefeito de Cubatao, Ademário Oliveira e o Secretário de Meio Ambiente, Halan Clemente participaram do mutirão.

O prefeito de Cubatão, Ademario Oliveira, esteve presente durante o mutirão  realizado ontem 19 de março  para acompanhar de perto a ação  da ecobarreira. Ademario destacaou que muito dos redisuos retirados do mangue ontem vem de cidades vizinhas, como Santos e São Vicente e que a partir de agora devem deixar de se acumular as margens do mangue de Cubatão.

Ademario reforçou a importância do trabalho feito pela Tortugas Ambiental, cooperativa  que ganhou a execução  do projeto, o prefeito disse ainda, que a instalação das ecobarreiras é um passo importante para o bairro do Casqueiro é principalmente  para que a natureza tenha condições de seguir o seu fluxo natural.

Material retirado durante a limpeza do mangue.

O mutirão.

Mutirão realizou retirada de cerca de 3 toneladas de detritos do manguezal no último sábado (18). A atividade, foi comandada pela Cooperativa Tortuga’s Ambiental e ETEC Cubatão – Escola Técnica Estadual e  contou com apoio da Prefeitura de Cubatão via Secretarias Municipais do Meio Ambiente (Semam) e de Turismo (Setur).

Material retirado durante a limpeza do mangue.

O mutirão reuniu estudantes da ETEC, funcionários da Cooperativa e servidores da Semam e Setur que participaram como voluntários na limpeza das margens do Rio Cubatão e do mangue. Cerca de 80 pessoas participaram.

O objetivo da atividade, além da limpeza do mangue, é o de promover a conscientização sobre o descarte irregular do lixo, especialmente em rios e manguezais. O movimento está alinhado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável (2021-2030), uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU). Todo material recolhido nesta atividade foi separado, pesado e o que pode ser reciclado, enviado à Cooperativa ABC Marbas.

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos

plugins premium WordPress