InícioSegurançaCubatão tem oficialmente a primeira Guarda Civil Municipal.

Cubatão tem oficialmente a primeira Guarda Civil Municipal.

Os novos integrantes tomaram posse na noite desta quinta-feira (1º).

Posse da Guarda Civil Municipal de Cubatão.

Esta solenidade materializa um sonho e vocês são os protagonistas, motivo de muita honra para todos nós que lutamos tanto para que esta Guarda Civil Municipal existisse”: foi assim que o prefeito Ademário definiu a noite deste dia 1º de setembro, histórica para Cubatão. A Cidade empossou oficialmente os primeiros guardas civis municipais em uma cerimônia cheia de emoção e honrarias no salão nobre da Acic (Associação Comercial e Industrial). A Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCMC) é composta, inicialmente, por 57 profissionais.

[Best_Wordpress_Gallery id=”12″ gal_title=”Posse GCMC”]

Após entrada oficial, já uniformizados, os novos integrantes da Guarda receberam, nominalmente, o termo de posse e diploma, documentos que oficializam o cargo e o trabalho em si. A função da Guarda é a de patrulhar a cidade zelando pelo bem dos cidadãos, dos próprios públicos e das edificações utilizadas pela Municipalidade, colaborando com as Polícias Militar e Civil, tanto na troca de informações quanto efetivamente na área operacional.

Tomar posse como guarda civil municipal concretiza o desejo de quem vem de muito longe. Anaximandro Xavier, 29 anos, deixou a cidade de Anori, no Amazonas, em busca deste objetivo conquistado agora em Cubatão. “É um sonho realizado”, disse. Dona Letícia Xavier, mãe de Anaximandro, fez questão de atravessar o Brasil para acompanhar a posse do filho juntamente com a esposa dele, Tatiana Silva. “Foram muitas noites de dedicação, estudando para o concurso. Desde os 13 anos de idade meu filho pensa em atuar nesta área. Ele merece todas as homenagens”, disse a mãe, emocionada.

A carioca Tamara Miranda também integra a equipe e sente-se honrada em compor a primeira formação da GCM. “Saio transformada deste processo. Estamos prontas para servir e proteger todo o município de Cubatão”, garantiu a nova guarda civil que descobriu uma cidade muito maior do que aquela que só conhecia nos livros por conta do polo industrial.

E a presença feminina está também na direção da Guarda Municipal neste primeiro momento. Edite Guirelli, major reformada, será a comandante do alto de seus 32 anos de experiência na Polícia Militar. A coordenação conta, ainda, com a diretora Raquel Reis, a corregedora Mayara Lima e a ouvidora Danielle Monteiro.

“É um momento histórico para Cubatão. Grande avanço na área de segurança pública do nosso município”, comemorou novamente o prefeito Ademário. O secretário de Governo César Nascimento afirmou que os guardas civis assumem o cargo para servir a comunidade. Pedro de Sá, secretário de Segurança Pública e Cidadania, destacou que os GCM têm em sua essência o respeito aos cidadãos e uma ação preventiva ao que pode se tornar um evento indesejável. Participaram da solenidade, também, o vice-prefeito Ivan Hidelbrando e secretários municipais.

A posse é o resultado de um amplo processo de estudos e capacitação dos GCM. Desde 30 de maio, as pessoas aprovadas em concurso público participaram de diversos treinamentos junto à Guarda Civil de Guarujá por meio de cooperação técnica. Receberam aulas de Direito, instrução de tiro, cidadania. Prática operacional da guarda, Lei Maria da Penha e treinamento físico, somando 570 horas de atividades. Além das aulas teóricas e práticas, realizaram avaliações psicológicas, de extrema importância para profissões que atuam em situações de tensão.

Os novos guardas civis serão apresentados oficialmente à comunidade cubatense neste sábado, a partir das 9h, no Desfile Cívico-Militar da Independência, e já seguem para trabalhar nas ruas da cidade. A sede da GCM funcionará na Av. Nove de Abril, 1910, em prédio totalmente reformado para este fim. O primeiro andar abrigará a sede da guarda, e o segundo, a Secretaria de Segurança Pública junto à uma moderna central de monitoramento.

Confira as ultimas notícias AQUI.

Faça parte do nosso grupo no WHATSAPP.

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos