A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Saúde, inicia na próxima segunda-feira (18) um grande mutirão de exames de imagem, consultas ginecológicas e testes laboratoriais para detecção do HPV (Papilomavírus Humano). A ação será realizada em uma carreta equipada que ficará estacionada no Centro Esportivo Ayrton Romero da Nóbrega (Romerão), na Rua Pedro de Toledo, 333 – Vila Couto.
Exames disponíveis
A previsão é de realizar até 8.186 procedimentos, entre eles:
-
1.055 ecocardiogramas
-
2.500 testes laboratoriais para HPV
-
7.131 exames de ultrassonografia (USG), incluindo mama, transvaginal, abdômen, aparelho urinário, punho, cotovelo, ombros, carótida (com ou sem doppler) e tireoide (com ou sem doppler).
Os exames serão destinados a pessoas com pedido ou encaminhamento médico, por agendamento ou livre demanda.
Como participar
-
Dias 18 e 19/08: exames por livre demanda, basta apresentar documento de identidade e encaminhamento médico.
-
A partir de 20/08: exames mediante agendamento, feito pela equipe da Secretaria de Saúde de acordo com a demanda das unidades de saúde.
-
Sem encaminhamento médico: é necessário procurar uma unidade de Saúde para avaliação antes do agendamento.
-
Consultas ginecológicas para HPV: por livre demanda, bastando comparecer ao local.
Horários de atendimento
-
Segunda a sexta-feira: das 8h às 17h
-
Sábados: das 8h às 12h
Os resultados de exames de imagem serão entregues na hora. Já os resultados dos testes de HPV ficarão disponíveis por senha, após análise laboratorial. O mutirão segue até 18 de novembro, podendo ser prorrogado até que todas as metas sejam cumpridas.
Objetivo da ação
Segundo o secretário de Saúde, Márcio Oliveira, a iniciativa busca zerar a fila de espera e garantir o diagnóstico precoce de diversas condições de saúde.
“O mutirão visa promover a detecção precoce de doenças que, se não tratadas a tempo, podem evoluir para quadros clínicos graves”, destacou.
Os exames de imagem permitem identificar doenças cardiovasculares, alterações renais e hepáticas, além de anomalias fetais, enquanto os testes de HPV são fundamentais para prevenir o câncer do colo do útero.