A Seleção Brasileira já está na Bolívia para seu último compromisso nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026. O duelo contra os bolivianos acontece nesta terça-feira (10), às 20h30 (de Brasília), no Estádio Municipal de El Alto, localizado a 4.100 metros de altitude — o ponto mais alto já enfrentado pela equipe em partidas oficiais.
A delegação desembarcou na noite desta segunda-feira (9) em Santa Cruz de la Sierra, cidade localizada a nível do mar, onde a equipe passará a noite antes de subir para El Alto. A comissão técnica definiu a estratégia de permanecer em baixa altitude até o último momento, viajando apenas após o almoço de terça-feira para reduzir os efeitos do ar rarefeito. Estudos apontam que essa medida pode amenizar o impacto da altitude em jogos onde não há tempo hábil para aclimatação.
Será a primeira experiência de Carlo Ancelotti em estádios acima dos 2.500 metros, limite considerado crítico para a performance esportiva. O treinador italiano optou por alterar grande parte da escalação, testando novos nomes e preservando atletas.
Provável escalação do Brasil
No último treino realizado na Granja Comary, em Teresópolis, Ancelotti escalou:
-
Alisson;
-
Wesley (Vitinho, do Botafogo, pode ser o substituto em caso de lesão), Fabrício Bruno, Alex Sandro e Caio Henrique;
-
Andrey Santos, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá;
-
Samuel Lino, Luiz Henrique e Richarlison.
O lateral Wesley deixou a atividade com dores na coxa e pode ser desfalque de última hora.
Situação na tabela
Com 28 pontos, o Brasil ocupa a segunda colocação nas Eliminatórias, atrás apenas da Argentina. Além de argentinos e brasileiros, também já estão garantidos no Mundial Equador, Colômbia, Uruguai e Paraguai. A briga pela vaga na repescagem envolve Venezuela e Bolívia, que depende de uma vitória contra a Seleção para seguir sonhando.