Um projeto similar ao Parque Linear da Transpetro, em Praia Grande, deverá ser construído na Vila dos Pescadores, em Cubatão. A iniciativa busca transformar áreas sobre dutos em espaços de lazer, convivência e sustentabilidade, promovendo a revitalização urbana de uma das comunidades mais tradicionais da cidade.
Para conhecer de perto o funcionamento do parque e alinhar detalhes do projeto, Edson Mota visitou o local nesta semana. Durante a visita, ele destacou o impacto positivo da iniciativa em Praia Grande e reforçou o desejo de levar o mesmo modelo para Cubatão, com o apoio de empresas como Transpetro, Ecovias e MRS Logística.
“O entusiasmo toma conta do nosso corpo ao poder visualizar toda essa beleza e saber que é possível levar algo assim para dentro da nossa comunidade. Estou realmente impressionado e muito ansioso para que isso aconteça”, afirmou.
Justiça social e valorização das comunidades
Morador da Vila dos Pescadores, Edson Mota ressaltou que o projeto representa um avanço importante para as regiões periféricas, aproximando-as do padrão de infraestrutura encontrado nos grandes centros urbanos.
“Desde jovem eu sonho com isso. Levar tudo que existe nos grandes centros para dentro da nossa comunidade é uma vitória absurda. Isso é justiça social”, completou.
A proposta deverá incluir a criação de áreas verdes, ciclovias, pistas de caminhada e espaços de convivência, além de ações educativas e ambientais em parceria com as empresas envolvidas. O objetivo é proporcionar mais qualidade de vida, segurança e valorização para os moradores da Vila dos Pescadores e bairros vizinhos.