CUBATÃO CLIMA
  • Saúde
  • /
  • Cubatão começa a vacinar contra bronquiolite em 10 de dezembro.

Cubatão começa a vacinar contra bronquiolite em 10 de dezembro.

Devem receber o imunizante gestantes a partir da 28ª semana de gravidez.

A Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) estará disponível para gestantes a partir de 10 de dezembro nas 15 unidades de Saúde de Cubatão com salas de vacina.

Vírus Sincicial Respiratório (VSR), um dos principais causadores de bronquiolite e infecções respiratórias graves em recém-nascidos. A imunização é destinada a gestantes a partir da 28ª semana, sem restrição de idade materna. A orientação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é que seja aplicada uma dose a cada gestação, garantindo proteção ao bebê logo após o nascimento, por meio da transferência de anticorpos durante a gravidez.

De acordo com o Programa Municipal de Imunização, Cubatão receberá 410 doses da vacina na segunda-feira, dia 8, quando começa a capacitação das equipes de vacinação.

A distribuição do imunizante será feita na terça-feira, dia 9, conforme a demanda de cada unidade de Saúde. No dia seguinte, quarta-feira, dia 10, começa a vacinação.

A partir do dia 10 de dezembro as gestantes poderão procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa, levando documento com foto, cartão de pré-natal e cartão de vacinação. “Com o início desta imunização, estaremos cuidando de quem cuida do futuro”, diz o secretário de Saúde de Cubatão, Márcio Oliveira.

SALAS DE VACINA – As doses contra o VSR e as demais vacinas do PNI estão disponíveis em Cubatão nas 15 unidades de Saúde do município com salas de vacina, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, e também nas unidades que funcionam com horário ampliado até as 19 horas.

USF Vila Natal, Rua dos Cravos, 331;

UBS Jardim Casqueiro, Rua Espanha, s/nº;

USF Vila Nova, Rua São João, s/nº;

USF Vila São José, na Avenida Bandeirantes, s/nº;

USF Vila dos Pescadores, Rua Santa Júlia, s/nº;

USF Morro do Índio, Av. Principal, 3469, Vila Esperança;

USF Vale Verde, Rua Ver. Paulo Enos, s/nº;

USF Cota 95, Faixa do Oleoduto, s/nº, Pinhal do Miranda;

USF Cota 200, 2ª passarela da Via Anchieta KM 50, s/nº; e

USF Pilões, Caminho dos Pilões, 974.

USF Ilha Caraguatá, Rua Feud Farah, s/nº;

USF Área 5, Rua Manoel Leal, s/nº, Jardim São Francisco;

USF Mário Covas, Rua da Primavera, s/nº, Vila Natal;

USF Jardim 31 de Março, Rua Antônio Simões de Almeida, s/nº; e

USF Jardim Nova República/Bolsão, Av. Dep. Esmeraldo Tarquínio, s/n°.

 

PREPARAÇÃO – Cubatão iniciou a preparação de sua equipe em 26 de novembro com treinamento realizado pela Pfizer, farmacêutica que produz o imunizante contra o VSR, com uma capacitação em atualização técnica sobre a vacina, perfil de segurança e protocolos de administração.

Participaram da atividade a enfermeira Vanessa Ingrid, do Serviço de Vigilância Epidemiológica, profissional responsável pelo Programa Municipal de Imunização, a enfermeira Gisele Felipe Melo Lima, do Serviço de Atenção Integral à Saúde da Mulher (SAISM) e o enfermeiro Odecio Molina Marques Junior, da Educação Permanente da Sociedade Brasileira Caminho de Damasco, que gerencia a Atenção Primária no município.

Para a enfermeira responsável pela imunização no município, a formação “foi de suma importância para iniciar o processo de preparação da rede para a aplicação da vacina contra o VSR”. Segundo ela, a participação dos enfermeiros convidados fortalece a integração entre os serviços e contribui para maior abrangência e qualidade na vacinação de gestantes.

META DE 80% – A vacina foi incorporada pelo Ministério da Saúde ao Calendário Nacional de Vacinação e está destinada, neste primeiro momento, exclusivamente às gestantes. O imunizante começou a ser distribuído nesta semana e deve chegar aos municípios nos próximos dias ao longo de dezembro. O Brasil adquiriu 1,8 milhão de doses para o próximo ano, com um primeiro lote de cerca de 673 mil doses destinado aos estados.

A vacinação será imediata, a partir do recebimento das doses pelos estados e municípios brasileiros, com expectativa de ser realizada durante todo o mês de dezembro. O investimento é de R$ 1,17 bilhão. Além das doses previstas para este ano, o Ministério prevê a compra de mais 4,2 milhões até 2027.

Compartilhe:

Cubatão Notícias

http://cubataonoticias.com

Edit Template
2025 – © Cubatão Noticias desde 2016