CUBATÃO CLIMA
  • Saúde
  • /
  • Paciente de longa internação recebe visita de sua companheira pet no Hospital Municipal de Cubatão.

Paciente de longa internação recebe visita de sua companheira pet no Hospital Municipal de Cubatão.

Iniciativa do hospital possibilitou um reencontro afetivo durante longa internação.

Nesta quarta-feira (7), o Hospital Municipal de Cubatão (HMC) foi palco de um momento emocionante. João Paulo de Matos, de 43 anos, internado há 16 dias na unidade, recebeu uma visita especial: sua companheira canina, carinhosamente chamada de Pretinha. Há 5 anos ao lado de João Paulo, praticamente desde que nasceu, Pretinha faz parte de sua história e de sua rotina afetiva. A visita foi acompanhada por familiares e amigos do paciente e representou um gesto de profundo significado em um momento de fragilidade emocional.

A ação integra o projeto “O que importa para você?”, que promove a humanização no ambiente hospitalar, estimulando o acolhimento, diminuição das ansiedades e que propõe uma mudança essencial na forma de cuidar. O nome do projeto é uma substituição para a pergunta “o que há de errado com você?”. O secretário de Saúde, Márcio Oliveira, explica que, em vez de focar apenas na doença, a iniciativa valoriza a escuta ativa dos interesses, histórias, sentimentos e valores de cada paciente. “Nossa ideia é promover um cuidado mais centrado na pessoa por meio de gestos simples e acolhedores”, afirma Marcio.

A ação também faz parte de um movimento global, reconhecido internacionalmente e que tem no 6 de junho como data oficial de celebração. No Hospital Municipal de Cubatão, administrado pela Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), sob contrato de gestão com a Secretaria Municipal de Saúde, o projeto é desenvolvido desde 2020 e já possibilitou a realização de dezenas de desejos, que vão desde pedidos alimentares especiais até visitas de crianças e animais de estimação, além de momentos simbólicos, como a realização de um casamento no setor de Hemodiálise.

O projeto passou a ser realizado ao longo de todo o ano. O HMC entende que cada internação é única e que, muitas vezes, pacientes e familiares precisam ter seus desejos acolhidos naquele momento específico, como parte fundamental do cuidado integral.

 

Compartilhe:

Julia Figueiroa

http://cubataonoticias.com

Edit Template
2026 – © Cubatão Noticias desde 2016