Programas de voluntariado corporativo, educação e sustentabilidade fortalecem o desenvolvimento no entorno do Polo Industrial.
A Braskem, petroquímica global que desenvolve soluções sustentáveis da química e do plástico para melhorar a vida das pessoas, reforça seu compromisso com o desenvolvimento social e ambiental de Cubatão (SP).
Em 2025, por meio de um conjunto integrado de iniciativas, a companhia ampliou seu impacto positivo no município, promovendo ações de educação ambiental, voluntariado corporativo, economia circular, fortalecimento da educação pública e engajamento comunitário no entorno do Polo Industrial e do Etenoduto.
As iniciativas contribuíram para a conscientização ambiental, o fortalecimento das comunidades locais e a geração de oportunidades de desenvolvimento sustentável, impactando mais de 10mil pessoas em 6 projetos.
As ações abrangeram temas ligados à inovação, sustentabilidade, educação e desenvolvimento local.
Moradores de Cubatão participaram de iniciativas como o Plastitroque, Mutirões de Voluntariado, a Gincana de Voluntariado e projetos apoiados pelo edital Projetos que Transformam, além de ações de relacionamento comunitário por meio do programa Formando Laços.
No eixo da sustentabilidade e da economia circular, a Braskem desenvolveu iniciativas que incentivam a destinação correta de resíduos e a conscientização ambiental das comunidades.
O Plastitroque é um dos principais programas dessa frente, estimulando a troca de resíduos plásticos por benefícios e promovendo educação ambiental de forma prática e acessível.
Ao longo do ciclo de ações realizadas em Cubatão em 2025, o Plastitroque contou com duas edições, que resultaram na entrega de 282 kits de alimentação, 282 kits de limpeza e no atendimento a 136 famílias.
No total, foram arrecadadas 3,84 toneladas de resíduos plásticos, que receberam destinação ambientalmente adequada, contribuindo para a redução do descarte incorreto e para o fortalecimento da economia circular no território.
O Engajamento dos integrantes da Braskem também foi um dos destaques do ano.
Por meio da Gincana de Voluntariado, colaboradores da companhia atuaram diretamente em ações sociais na cidade, beneficiando instituições locais como a ADRA Núcleo Cubatão, que recebeu melhorias estruturais e apoio financeiro. A iniciativa fortaleceu o vínculo entre empresa, voluntários e comunidade, ampliando o alcance das ações sociais no território.
Na área da educação, a Braskem apoiou a transformação da Escola Estadual Professor Zenon Cleantes de Moura por meio do edital Projetos que Transformam, viabilizando a reforma do novo auditório “Conectar”, que conta com estúdio de podcast, além de entregas anteriores como a renovação da biblioteca e a criação de uma Sala de Recursos.
Ao todo, 734 estudantes foram diretamente beneficiados pelas melhorias, que contribuíram para o fortalecimento do protagonismo estudantil e para o reconhecimento da escola como referência no município.
Complementando esse conjunto de iniciativas, o programa Formando Laços reforçou o diálogo e a transparência no relacionamento com a comunidade.
Em 2025, mais de 250 visitantes, entre estudantes e professores, participaram de visitas guiadas à unidade industrial de Cubatão, conhecendo de perto os processos produtivos e as práticas de saúde, segurança, meio ambiente e responsabilidade social da companhia.
Alexandra Calixto Gioso, gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste Afirma:
“Essas iniciativas reforçam o compromisso da Braskem com a sustentabilidade e com a construção de relações de confiança com as comunidades do entorno do Polo Industrial de Cubatão. Acreditamos que a educação ambiental, aliada ao voluntariado, à educação e à economia circular, é fundamental para promover transformações positivas e duradouras nos territórios onde atuamos”
Com esse conjunto de ações, a Braskem reafirma seu papel como agente de transformação social e ambiental em Cubatão, contribuindo para a conscientização, o fortalecimento das comunidades e a promoção do desenvolvimento sustentável no município.







