A Câmara de vereadores de Cubatão aprovou nesta terça-feira (20) o projeto de lei (PL) de autoria do vereador Alessandro Oliveira que prevê o atendimento psicossocial nas escolas da rede básica de ensino.
Segundo Alessandro Oliveira, o processo educacional é formado por um conjunto de iniciativas que vão além da sala de aula. Para que ela conseguir alcançar seu objetivo, de formar o cidadão de forma plena, é preciso identificar barreiras que possam impedir que os alunos possam atingir este objetivo e, desta forma, apontar possíveis ações para que estes possam suplantá-las.
Estas barreiras podem ser de ordem psicológicas e sociais, como o bullyng, a drogadicção, a sexualidade, violência doméstica, condição financeira da família, entre outros fatores. O papel dos profissionais de psicologia e assistência social será identificar e propor as soluções em conjunto com professores e direção escolas.
Alessandro Oliveira acredita que esse projeto irá transpor o ambiente escolar, sendo benéfico também aos lares destas crianças e adolescentes, pois a família também é parte indissolúvel das soluções.
“Projeto importante para descobrir e quebrar as possiveis barreiras que impedem que os alunos se desenvolvam no aprendizado. É disso que precisamos para desenvolver nossa Cidade. Projetos de qualidade, criados por um olhar sensível aos problemas da população!”
Agora, o PL seguirá para apreciação do Executivo e o vereador acredita que o prefeito municipal terá a sensibilidade em promover sua sanção.