Na madrugada do último sábado (21), policiais das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) identificaram um local utilizado para o preparo e armazenamento de drogas na Vila dos Pescadores, em Cubatão. Durante a operação, um suspeito de tráfico foi morto em confronto com os agentes. Outros criminosos conseguiram fugir de barco.
De acordo com a Polícia Militar, o homem portava uma pistola calibre 380 com a numeração raspada e não foi identificado, pois estava sem documentos. Ele foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao Pronto-Socorro Central de Cubatão, mas não resistiu aos ferimentos. Nenhum policial ficou ferido na troca de tiros.
A ação foi desencadeada após uma denúncia anônima.
Ao chegar à Rua Amaral Neto, a equipe da Rota foi recebida a tiros. Após a breve troca de tiros, os policiais avistaram suspeitos fugindo de barco. A incursão na área continuou, levando os agentes até a palafita de onde os disparos haviam partido. Nesse momento, o suspeito armado com a pistola foi atingido após atirar contra os policiais.
No local, foram apreendidos 12,7 quilos de cocaína, 1,8 quilo de um pó que seria misturado à droga, quatro balanças de precisão, além de materiais utilizados no preparo dos entorpecentes, como peneira e liquidificador. Os agentes também encontraram 30 mil microtubos para armazenar a cocaína e um rádio de comunicação.
Todo o material apreendido foi encaminhado para a Delegacia de Cubatão, onde o caso foi registrado como tráfico de drogas, tentativa de homicídio e morte em decorrência de intervenção policial.