CUBATÃO CLIMA
  • Saúde
  • /
  • Agosto Dourado encerra campanha em Cubatão com ações de incentivo ao aleitamento materno

Agosto Dourado encerra campanha em Cubatão com ações de incentivo ao aleitamento materno

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Saúde, encerrou nesta semana a programação do Agosto Dourado, campanha que reforça a importância do aleitamento materno e do acolhimento às famílias. Diversas Unidades de Saúde do município promoveram palestras, rodas de conversa e dinâmicas educativas com gestantes, mães e comunidade, sempre destacando os benefícios da amamentação para a saúde e o fortalecimento dos vínculos familiares.

Durante o mês, equipes multiprofissionais realizaram encontros com foco em mitos e verdades sobre a amamentação, cuidados com as mamas, técnicas de pega correta e posições para evitar dor. A programação contou com enfermeiros, médicos, psicólogos, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários e estudantes de medicina.

Na USF do Vale Verde, a palestra “Aleitamento materno, informações essenciais para apoiar a amamentação” foi conduzida pela equipe da unidade. Já na USF Pinhal do Miranda, em Cota 95, houve encontro com profissionais de saúde que orientaram sobre benefícios e desafios da prática. A USF Vila São José desenvolveu atividades práticas com foco no cuidado diário das mães, enquanto a USF Área 5 realizou a ação “Alimentar Vale Ouro”.

Também fizeram parte da programação a roda de conversa “Aleitamento humano e inclusão”, a dinâmica “O balão pergunta, o balão responde” na Cota 200 e encontros realizados nas unidades dos bairros Pilões e Jardim Nova República.

Segundo o secretário de Saúde, Márcio Oliveira, as ações aproximam a comunidade das unidades de saúde:

“Amamentar é um ato de amor e proteção. Nossa prioridade é apoiar, acolher e informar todas as famílias sobre a importância desse gesto tão essencial”.

O Agosto Dourado reforça a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) de amamentação exclusiva até os 6 meses e continuada até, pelo menos, os 2 anos, além da importância da chamada “hora de ouro” — o momento logo após o parto, essencial para o vínculo entre mãe e bebê.

Compartilhe:

HG

http://cubataonoticias.com

Edit Template
2025 – © Cubatão Noticias desde 2016