CUBATÃO CLIMA
  • Cultura
  • /
  • ‘Caminhos da Independência’ estreia no Píer do Casqueiro dentro do Guará Fest

‘Caminhos da Independência’ estreia no Píer do Casqueiro dentro do Guará Fest

A noite desta sexta-feira (5) marcou a estreia da 21ª edição do espetáculo ‘Caminhos da Independência’, em Cubatão. A tradicional encenação, realizada no Píer do Casqueiro, integra a programação do Guará Fest e faz parte das comemorações da Semana da Pátria.

Nem mesmo a chuva afastou o público que acompanhou a peça, que relembra a passagem de Dom Pedro I por Cubatão antes da Proclamação da Independência do Brasil, às margens do Ipiranga. Neste ano, a montagem traz como novidade a narrativa sob a ótica dos povos invisíveis e oprimidos, reforçando a brasilidade e o sentimento de pertencimento.

“Estamos muito felizes em poder transmitir essa mensagem de identidade e civismo para os cubatenses. Começamos o Guará Fest com o pé direito”, destacou Lourimar Vieira, ator e idealizador do espetáculo.

Elenco e convidados especiais

Foto: Thiago Cunha / cedidas

A encenação conta com dois atores convidados: Gabriel Santana (o Mosca de Chiquititas) e Lucas Wickhaus (o Iarley de Mania de Você). Lucas, que é de Cubatão, iniciou sua trajetória justamente no Caminhos da Independência, antes de seguir carreira profissional pela USP.

As apresentações seguem neste sábado (6) e domingo (7), sempre às 20h. Para assistir, basta doar 1 kg de alimento não perecível, destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Cubatão. O espaço conta com arquibancadas limitadas, estrutura de palco, som, iluminação, segurança e apoio de saúde.

Autoridades e valorização cultural

A estreia foi acompanhada por autoridades municipais, incluindo o prefeito César Nascimento, a vice-prefeita Andrea Castro, secretários e vereadores.
“Essa estreia marca um novo momento para a cultura em Cubatão, que está de portas abertas para todas as expressões artísticas”, afirmou Omar Bermedo, secretário de Cultura.

Guará Fest e ODS 19

O espetáculo abriu oficialmente o Guará Fest 2025, festival que segue até 28 de setembro com mais de 500 artistas e 60 expressões culturais em uma programação gratuita que reúne teatro, música, dança, exposições e oficinas.

Durante a abertura também foi lançado, em Cubatão, o ODS 19 da Agenda 2030 da ONU, voltado para arte, cultura e comunicação, reforçando o pioneirismo do município em políticas públicas ligadas à sustentabilidade e diversidade cultural.

Compartilhe:

HG

http://cubataonoticias.com

Edit Template
2025 – © Cubatão Noticias desde 2016