CUBATÃO CLIMA
  • Cubatão
  • /
  • Cubatão discute alternativas com o Governo do Estado para conter a desindustrialização e fortalecer a economia local

Cubatão discute alternativas com o Governo do Estado para conter a desindustrialização e fortalecer a economia local

O prefeito de Cubatão, César Nascimento, recebeu na noite desta quinta-feira (29) em seu gabinete o secretário estadual de  Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, que esteve acompanhado de boa parte de sua equipe e também da assessoria da Deputada Federal Rosana Valle.

 

 

 Na pauta, tópicos recorrentes para a Administração local nos últimos dias: discutir a grave crise industrial que atinge o município e compromete a economia da cidade, com reflexos na região, afetando principalmente a geração de empregos e a arrecadação pública.

 

 

O chefe do Executivo municipal apresentou o cenário de esvaziamento do polo industrial cubatense, agravado recentemente pelo fechamento e pela paralisação de fábricas históricas dos setores químico, petroquímico e de fertilizantes. O prefeito destacou que, em menos de um ano, importantes unidades industriais encerraram suas atividades na cidade, provocando demissões e um significativo impacto social.

 

 

César Nascimento ressaltou que a crise enfrentada por Cubatão reflete um problema estrutural da indústria nacional, marcado pela perda de competitividade, elevada carga tributária, concorrência de produtos importados e redução de incentivos ao setor produtivo. Para o prefeito, o enfrentamento da situação exige uma atuação conjunta entre os governos municipal, estadual e federal.

 

 

O que está acontecendo em Cubatão não é um caso isolado. Trata-se de uma crise que afeta a indústria brasileira como um todo, mas que, aqui, tem reflexos diretos sobre milhares de famílias. Precisamos de políticas públicas eficazes para proteger empregos, atrair investimentos e garantir a sobrevivência do nosso parque industrial”, afirmou.

 

 

Nascimento também defendeu, junto ao secretário, a adoção de medidas de apoio ao setor industrial, como a revisão da política tributária, estímulos à produção nacional e alternativas para fortalecer a competitividade das indústrias instaladas em Cubatão — cidade que historicamente desempenha papel estratégico no desenvolvimento econômico do Estado de São Paulo e do Brasil.

 

 

Jorge Lima ouviu atentamente às explicações do prefeito, dizendo que compreendia as reivindicações dele e de sua equipe, que no entender dele, pelo que tem acompanhado, a Administração tem se desdobrado para encontrar parcerias e soluções para encarar os problemas enfrentados ultimamente  nos cenários regionais e nacional.

 

 

“Foi sabendo desses atuas problemas que o Governador  nos incumbiu de vir até Cubatão. Estou aqui com boa parte da minha equipe justamente para lhe ouvir. Foi uma ordem expressa do Governador. Nossa intenção é de encontrar medidas que possam ajudar a cidade”, disse Lima.

 

 

Vejo que não foi apenas mais um encontro, foi a oportunidade de traçarmos um plano de trabalho, que será levado diretamente ao Governador Tarcísio de Freitas, com apoio da Deputada Federal Rosana Valle, que também tem demonstrado preocupação com estas questões que afetam todo setor produtivo local, algumas já conhecidas da imprensa e, portanto, públicas, observadas e reforçadas nas nossas anotações“, externou o secretário de Desenvolvimento Económico.

 

 

Ao fim do encontro, César agradeceu a visita do secretário e sua equipe, que vieram nos ouvir. Saber da sua sensibilidade aos problemas da região, com o olhar voltado para Cubatão. Afirmou que são quase 200 milhões de reais, em valor agregado, que deixaram de ser arrecadados. Que isso impacta seriamente  no projeto de cidade que foi planejado pela Administração Municipal.

 

 

Seguimos mobilizados em dialogar com o Governo do Estado, o Governo Federal, além de entidades representativas do setor produtivo e dos trabalhadores, na busca por soluções que revertam o processo de desindustrialização e promovam a retomada de emprego e de receitas, concluiu o prefeito.

 

 

Demais participantes:

 

 A comitiva que acompanhou o secretário Jorge Lima foi formada pela subsecretária Mariana Rodrigues, os diretores Felipe Vieira Alves e  Rosângela Gibelato e o vice-presidente do Invest São Paulo, Thiago Camargo.

 

A assessora parlamentar Marinilza Monteiro acompanhou a reunião representando a deputada Federal Rosana Vale, Pela municipalidade, participaram o secretário municipal de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo, Fabrício Lopes, e a chefe de gabinete do prefeito, Renata Almeida, além dos vereadores Guilherme Amaral e Daniel Barbosa de Assis ‘Xuxa’.

 

 

A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Esta iniciativa integra o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030, com destaque para o ODS 9 – Industria, Inovação e Infraestrutura e ODS 11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Compartilhe:

Julia Figueiroa

http://cubataonoticias.com

Edit Template
2026 – © Cubatão Noticias desde 2016