Cidade avança em projeto de transporte sustentável e se destaca como exemplo regional
A Prefeitura de Cubatão iniciou estudos para a implantação de uma frota 100% composta por ônibus elétricos no transporte coletivo municipal. O objetivo é reduzir a emissão de poluentes e o nível de ruído dos veículos, promovendo uma cidade mais sustentável e moderna.

Na primeira quinzena de abril, a cidade recebeu o protótipo Azure A12BR, da empresa TEVX Higher, que já opera em locais como o Aeroporto de Congonhas (SP) e nas cidades de Cascavel (PR) e Belém (PA). O modelo, com 12,2 metros de comprimento e capacidade para até 75 passageiros, foi testado pelas ruas de Cubatão.
Durante a demonstração, o ex-prefeito de Cubatão, Ademario Oliveira, que participou do trajeto do ônibus elétrico, destacou o avanço da cidade no tema da sustentabilidade. Segundo ele, “Cubatão dá mais um passo importante na sustentabilidade e se torna um grande exemplo para toda a região”.
O veículo possui 12 metros de comprimento e capacidade para transportar até 80 passageiros — sendo 27 sentados e 53 em pé. Ele se destaca pelo baixo nível de ruído, motor potente e autonomia de até 270 quilômetros com 80% da carga máxima. Além disso, conta com sistema anti-esmagamento e rampa de acessibilidade prática, garantindo mais segurança e inclusão para todos os usuários.
O modelo é equipado com ar-condicionado, lixeiras, displays digitais que mostram informações como velocidade e temperatura, além de outros monitores internos que podem ser utilizados para publicidade. Todos os assentos oferecem entradas USB individuais, permitindo que os passageiros carreguem seus dispositivos durante o trajeto.
Esse mesmo ônibus já opera em locais de grande circulação, como o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, e nas cidades de Cascavel/SP e Belém/PA. Existem ainda versões do veículo com 13 e 18 metros de comprimento, demonstrando a versatilidade da tecnologia para atender diferentes demandas de transporte urbano.

A expectativa é que, com a conclusão dos testes e estudos técnicos, a cidade avance para a implantação definitiva da nova frota elétrica, consolidando-se como referência ambiental na Baixada Santista.