CUBATÃO CLIMA
  • Meio Ambiente
  • /
  • Cubatão lança projeto ‘Recicla Vale+’ para incentivar reciclagem e educação ambiental

Cubatão lança projeto ‘Recicla Vale+’ para incentivar reciclagem e educação ambiental

A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar Animal (Semam-SCBem), lançou na última quinta-feira (31) o programa Recicla Vale+, iniciativa que fortalece a coleta seletiva, promove a economia circular e amplia ações de educação ambiental. A cerimônia, aberta ao público, foi realizada no auditório do SENAI-Cubatão e contou com a presença de autoridades, representantes de entidades e estudantes.

O Recicla Vale+ integra o movimento nacional Programa Recicla Cidade, presente em 39 municípios brasileiros, que busca ampliar a coleta seletiva, valorizar resíduos recicláveis e combater as mudanças climáticas por meio de metodologias participativas, gamificação e incentivo às boas práticas sustentáveis.

Na prática, o programa oferece itens para troca mediante a entrega de materiais plásticos higienizados, como garrafas PET e frascos de produtos de limpeza. A cada 1 kg de embalagens, o participante recebe 1 ecomoeda, que pode ser trocada por produtos como ecobags, squeezes, canudos reutilizáveis, escovas de bambu, sabonetes, cosméticos, pen drives e outros itens.

O próximo evento vinculado ao projeto será o Ecopet, no dia 23 de agosto, no bairro Pinhal do Miranda, das 9h às 12h. Nessa ação, quem entregar a partir de 20 kg de plásticos receberá um kit de alimentos não perecíveis.

Durante o lançamento, o secretário Cleiton Jordão destacou que a iniciativa é parte do Programa de Governo e aprovada pela Câmara Municipal. “Quanto mais incentivamos a coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos, mais contribuímos para um meio ambiente sustentável. E quem ganha com isso é toda a população”, afirmou.

O evento contou ainda com apresentações musicais do Programa Cubatão Sinfonia e palestras sobre gestão de resíduos e economia circular, reforçando a importância da participação de empresas, cooperativas, poder público e sociedade civil no fortalecimento das políticas ambientais do município.

Compartilhe:

HG

http://cubataonoticias.com

Edit Template
2025 – © Cubatão Noticias desde 2016