Projeto do Estado une esporte, cultura e atividades educativas nas praias do litoral. Além de Cubatão, o programa passará em Ilhabela, Caraguatatuba, Guarujá, São Vicente e Mongaguá
Cubatão participa do projeto ‘Verão no Clima’ na próxima quarta (25), a partir das 14h, no Píer do Casqueiro (Av. Beira-Mar, s/nº). As atividades culturais e de educação ambiental são gratuitas.
A iniciativa, promovida pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Cubatão, via Secretaria de Meio Ambiente, Segurança Climática e Bem-estar animal (Semam-SCBem) e Secretaria de Cultura, promove atividades voltadas à conscientização ambiental e cuidados com o meio ambiente, com oficinas educativas, ações lúdicas, práticas esportivas e atrações culturais, reunindo educadores ambientais, músicos e artistas locais.
Ao longo do dia, o público poderá participar de ações de educação ambiental, atividades sobre coleta seletiva e descarte de resíduos, conservação da vida marinha, além de atrações culturais a públicos de todas as idades.
Em Cubatão a programação conta com participação de DJ Muka, Fit Dance, Flashback Dance (passinho) e apresentação do cantor Dan Lisboa. Além disso, haverá atividades educativas, com oficinas de reciclagem e ecobarreira, com apoio da Reciclaclub, ABC Marbas e Cooperscar Tortuga’s Ambiental.
Verão no Clima:
Cubatão recebe projeto estadual com ações de esporte, cultura e educação ambiental
-
Projeto promovido pela Diretoria de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo
-
Programação gratuita ao longo do mês de fevereiro
-
Atividades unem esporte, cultura e conscientização ambiental
-
Eventos serão realizados entre os dias 7 e 28 de fevereiro
Cidades participantes e datas:
-
Caraguatatuba – 7 de fevereiro
-
Guarujá – 11 de fevereiro
-
Mongaguá – 14 de fevereiro
-
São Vicente – 21 de fevereiro
-
Ilhabela – 28 de fevereiro
-
Cubatão – programação dentro do calendário oficial do projeto
O Verão no Clima tem como objetivo ampliar a conscientização ambiental durante a alta temporada no Litoral Paulista, oferecendo atividades educativas e recreativas voltadas a moradores e turistas.
Natália Resende, secretária de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística do Estado de São Paulo (Semil) afirma que:
“A educação ambiental é uma ferramenta fundamental para aproximar as pessoas do cuidado com o território onde vivem. O Verão no Clima transforma as praias em espaços de aprendizado, mostrando que lazer, esporte e consciência ambiental caminham juntos, especialmente em um período de grande presença de turistas no litoral”.
A Semil conta que a temporada começou em dezembro, em Itanhaém e que, em janeiro, o Verão no Clima passou por Peruíbe, Bertioga, Ilha Comprida, Praia Grande, Ubatuba e Santos.
Diz ainda que nas cidades que já receberam o projeto nessa temporada, os mutirões de limpeza resultaram na coleta de 1,6 tonelada de resíduos na faixa de areia, evidenciando o impacto positivo da iniciativa na preservação do litoral paulista. Em março, o projeto seguirá para Cananéia, Iguape e São Sebastião, com datas a serem divulgadas em breve
O Verão no Clima é patrocinado pela Sabesp, por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), e conta com o apoio da Cetesb, Fundação Florestal, Polícia Ambiental do Estado de São Paulo, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-SP) e Circular Brain.
A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Diretoria de Educação Ambiental da Semil.






