InícioEconomiaOleoduto Cubatão-São Sebastião tem 5 pontos críticos após chuvas no Litoral Norte

Oleoduto Cubatão-São Sebastião tem 5 pontos críticos após chuvas no Litoral Norte

A Petrobras (PETR4) informou, nesta terça-feira (21), que o sistema de oleodutos que liga Cubatão a São Sebastião, na Baixada Santista, apresenta cinco pontos críticos, após os temporais que castigaram o Litoral Norte de São Paulo no fim de semana, causando enchentes, deslizamentos e bloqueios de estradas.

 

A rede de dutos que liga as duas cidades é conhecido como Sistema Osbat e, segundo o jornal O Globo, a companhia estuda escoar o petróleo por outra rede para evitar desabastecimento de combustíveis, caso o Osbat não tenha condições de voltar a operar rapidamente.

 

O sistema Osbat possui 121 quilômetros de extensão e opera com dutos de 24 polegadas de diâmetro (cerca de 61 centímetros). A rede alternativa liga Cubatão ao Terminal de Santos, com 5 dutos de 10 quilômetros de extensão.

 

Petrobras (PETR4): Outros sistemas estão liberados

Ainda segundo o jornal, outros sistemas de dutos que escoam o óleo para a estatal já foram inspecionados e liberados, como o do Vale do Paraíba. A rede que liga a Replan, Refinaria de Paulínia, ao terminal de São Sebastião também não opera sem problemas, mas obras de manutenção serão executadas.

 

Em Cubatão, a Petrobras mantém um terminal que interliga o Planalto Paulista, a Baixada Santista e a Refinaria Presidente Bernardes. O local serve para armazenar temporariamente produtos como petróleo, GLP e gasolina, seja para despacho pela Transpetro via terminais de São Sebastião e Santos, seja para bombear os produtos para o Terminal de São Caetano do Sul, no Grande ABC paulista, para a Refinaria de Capuava (Recap) ou para a Petroquímica União.

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos

plugins premium WordPress