A UME Estado de São Paulo, em Cubatão, conquistou o segundo lugar no prêmio Atitude Verde, promovido pelo Grupo Tribuna, em parceria com a Terracom. A escola recebeu 7.360 votos (12,5%), sendo seguida pelo Colégio Recanto Educacional, de Praia Grande, com 6.160 votos (10,5%). Em primeiro, a vencedora do voto popular foi a Escola Estadual Zenon Cleantes de Moura (44.872 votos, ou 76,5%).
O prêmio é uma competição entre instituições de ensino. Tem como base o desenvolvimento de projetos ligados à sustentabilidade e ao meio ambiente. De acordo com os organizadores, o objetivo é estimular a cidadania e a qualidade de vida de estudantes das redes pública e privada, pela conscientização socioambiental.
Cubatão – O projeto da UME São Paulo, no Parque Fernando Jorge, foi elaborado e desenvolvido pelas professoras Valéria Mariano, Cláudia Santa Rosa, Patrícia Rodrigues e Adriana Nascimento durante a pandemia, envolvendo alunos matriculados nas classes de Infantil 4 e 5 . O projeto intitulado “A Liga da Reciclagem” surgiu devido à grande urgência de trabalhar as questões ambientais e a ressignificação do lixo doméstico produzido durante a quarentena.
Para que a coleta seletiva ocorresse de maneira lúdica e eficaz, e pudesse motivar as crianças a entenderem a importância da reciclagem e reaproveitamento do lixo limpo, foram criados os super-heróis: Mulher Papelão, Metal Homem, Super Plástico e Incrível Vidro. Os heróis são lixeiras caracterizadas que seguem as cores padrão da coleta seletiva aprovada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA – resolução 275/2001).
Com o projeto foi possível trabalhar todos os campos de experiência e objetivos propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconizando o brincar como direito fundamental de aprendizagem na primeira infância. As atividades tiveram início no ensino remoto: os pais separavam o lixo limpo e desenvolviam ações direcionadas, criando brinquedos e outros objetos.
Em agosto deste ano, quando as aulas presenciais retornaram de maneira escalonada, as ações iniciadas no remoto prosseguiram na escola, construindo novas aprendizagens.O projeto é desenvolvido junto a 80 alunos das classes do Infantil 4 e 5 do período vespertino. “Vale frisar que a Escola também envolveu a comunidade do núcleo residencial , incentivando a coleta seletiva com o depósito do material em uma ecobag na Unidade” , destacou Graciete Simões, diretora da Escola, que comemorou junto com a Comunidade escolar essa indicação. Como prêmio, a Escola receberá um troféu e visita guiada às instalações do Grupo Tribuna.
Fotos: Divulgação PMC