A Escola Municipal Padre Manoel da Nóbrega, em Cubatão, suspendeu as aulas nesta terça-feira (9) após alunos e funcionários apresentarem picadas causadas por ácaros conhecidos popularmente como “piolhos de pombo”.
Em comunicado enviado aos pais, a direção informou que a situação é tratada como uma “possível infestação”. A Prefeitura não divulgou o número de pessoas atingidas nem a previsão para o retorno das aulas, mas garantiu que o conteúdo será reposto.
Ações emergenciais
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), assim que o problema foi identificado, foram acionados a Vigilância Sanitária, o Serviço de Zoonoses e o setor de Manutenção. A unidade começou a passar por desinfecção ainda na terça-feira e o trabalho continuou nesta quarta (10).
Em imagens feitas por pais e obtidas pela imprensa, é possível observar fezes de aves no entorno da escola e até mesmo nos vidros do prédio.
A Prefeitura informou que a unidade já havia recebido, no último mês, serviços de dedetização, desratização e desinfecção, quando também foram identificados ninhos de pombos.
O que são os “piolhos de pombo”
Apesar do nome, os chamados “piolhos de pombo” são ácaros que vivem nos ninhos dessas aves. Quando os pombos abandonam o local, os parasitas podem migrar para ambientes internos, como casas e escolas, em busca de alimento. As picadas costumam provocar coceira intensa e pequenas lesões na pele.
Como se prevenir
Entre as medidas de prevenção, estão:
-
Evitar o acúmulo de fezes e ninhos de pombos em áreas próximas a ambientes escolares e residenciais;
-
Manter janelas, forros e telhados vedados para impedir a entrada das aves;
-
Realizar limpeza regular e, quando necessário, dedetização;
-
Procurar atendimento médico em caso de coceira intensa, lesões com pus ou sinais de infecção na pele.