A cidade de Cubatão reinaugurou a estátua de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, após processo de restauração. A peça, com 1,70m de altura e representando o Rei do Futebol com uma bola nos pés, agora está localizada no Píer do Casqueiro, na Avenida Beira Mar.
Segundo a Prefeitura, a escultura foi produzida em 2009 e ficava no Centro Esportivo Romerão. A restauração foi realizada pelo mesmo artista responsável pela criação, Luiz Garcia Jorge, de 94 anos, que utilizou resina, poliéster e fibra de milho para reforçar a estrutura.
A cerimônia de reinauguração aconteceu na última sexta-feira (19) e contou com a presença de autoridades municipais, torcedores organizados do Santos FC, ex-jogadores da época de Pelé — como Pepe, Abel, Manoel Maria, Edu, Negreiros, Clodoaldo, Sérgio, Lalá e Adiel — além de moradores da cidade. O evento também teve roda de samba e a participação dos mascotes do Peixe.
Pelé e Cubatão
A ligação de Pelé com Cubatão é histórica. O Rei do Futebol já morou e estudou na cidade, além de ter enfrentado o Comercial Futebol Clube, equipe cubatense, quando ainda atuava nas categorias amadoras do Santos FC.
Em 2009, Pelé esteve presente na inauguração original de sua estátua no município e, na ocasião, realizou uma palestra motivacional, compartilhando experiências de sua trajetória com a população local.
O legado do Rei
Pelé faleceu em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, em São Paulo. Ele estava internado no Hospital Albert Einstein desde novembro daquele ano, para tratamento contra um tumor de cólon e complicações de uma infecção respiratória.
A homenagem em Cubatão reforça a importância da cidade na história do maior jogador de futebol de todos os tempos e mantém viva a memória de seu legado esportivo e humano.