CUBATÃO CLIMA

Euforia e curtição marcam a noite de sábado de Carnaval cubatense

Seis escolas de samba se apresentaram, levando a magia da folia para as arquibancadas e toda a via. Evento teve transmissão ao vivo pelo YouTube pelo link: Carnaval Cubatão 2026

A Av. Nove de Abril, no Centro de Cubatão, foi o destino preferido de milhares de foliões e apreciadores do Carnaval em Cubatão.

 

O local foi palco para as tradicionais escolas de samba da cidade, uma delas estreantes, que se apresentaram na noite deste sábado (14), desfilando suas cores, dando ritmo e aquele típico rebolado, embalados pelo som dos tamborins de cada bateria.  O evento foi realizado pela Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria de Cultura e teve a programação transmitida ao vivo no YouTube.

 

A programação, que começou a partir das 20 horas e contou com participação de seis agremiações, todas celebrando suas tradições, suas cores e origens, transmitindo a  cultura popular com maestria, alegria e emoção.

 

 

A noite foi aberta  com Bloco e “Não é Não”, uma iniciativa do poder público, por meio da Secretaria da Mulher de Direitos Humanos, em que o foco é levar uma mensagem crítica à violência contra as mulheres.

 

 

Na concentração, inclusive, havida uma tenda para denúncia de abuso e assédio, além da presença de advogadas da OAB-Cubatão orientando juridicamente as mulheres.

 

O evento foi prestigiado pelo Prefeito César Nascimento e por grande parte do seu secretariado, incluindo a vice-prefeita Andrea Castro, além dos vereadores Cléber do Cavaco e Edson Mota, entre outras autoridades. A organização oficial do evento reservou o tempo de até 50 minutos para cada agremiação.

 

As três primeiras apresentações foram das escolas União da Ilha Caraguatá, Mocidade Unida das Vilas e Acadêmicos Unidos do Costa e Silva. Na sequência vieram as Nações Unidas, Mocidade Unidos do Morro e a Independência do Casqueiro.

 

 

“Uma noite para entrar para a história do carnaval de nossa cidade, uma festa do povo e para o povo, honrando as tradições dos festejos no imaginário popular.

 

 

E isso é muito legal, pois uma das missões do poder público também é levar cultura aos cidadãos. E nada melhor que fazer um evento para celebrar essa festa tão popular, que tem o dom de aglutinar multidões e alegrar a  todas as idades”, comentou César Nascimento.

 

O prefeito disse também que “a cidade de Cubatão merece um espetáculo dessa grandeza e beleza.

 

 

E quem veio nos visitar para conhecer as  belezas naturais da nossa cidade, ainda teve a oportunidades de  participar da festa mais popular do Brasil. Ver as arquibancadas lotadas e o todo o trecho da via ocupado, além de ouvir povo cantando, pulando,  vibrando e aplaudindo cada apresentação das escolas, é sinal de que valeu a pena”, completou.

 

 

Também muito satisfeito e ainda emocionado com alcance e sucesso do evento estava o secretário de Cultura, Omar Bermedo, que neste ano dobrou o número de escolas se apresentando, o que fez com que o público presente também dobrasse.

 

O secretário disse já estar pensando na matinê do domingo à tarde, na mesma Avenida. “Contamos com a participação da criançada e toda a família acompanhado mais esse evento, que tem tudo para ser outro sucesso de público”, reforçou o secretário.

 

 

Confira abaixo, pela ordem, um resumo de como estiveram as seis escolas de samba no carnaval cubatense:

 

União da Ilha Caraguatá – Representando o bairro Ilha Caraguatá, a escola se apresentou nas cores preto, azul, branco e dourado. Presidida por Israel Barbosa do Rosário (Lelo Garoto), levou para a avenida em 2026 o enredo “Lá vem a Ilha cheia de felicidade cair no samba junto com a comunidade”. A bateria tem comando de Mestre Guina e o intérprete oficial é Primo do Pandeiro.

 

Mocidade Unida das Vilas – Sediada na Vila Esperança, a escola tem cores verde, rosa, branco e dourado e é presidida por Walter Lemos. Em 2026, apresentou o enredo “O Dilúvio Kaxinawá – A Renovação Kene Pelas Águas Encantadas”, inspirado na cultura indígena e na valorização dos saberes ancestrais. O carnaval é dirigido por Valdomiro Rodrigues (Miro) e a bateria comandada por Lucas (Muchatcho).

 

Acadêmicos Unidos do Costa e Silva – Fundada em 12 de abril de 2012, no bairro Jardim Costa e Silva, a escola conquistou  o 3º lugar no júri popular no último carnaval.

 

Com cerca de 300 componentes, desfilou em preto e branco e apresentou o enredo “Abrem-se as cortinas, o show vai começar!, celebrando o retorno do Guará-Vermelho como símbolo de Cubatão, Cidade Verde.

 

A bateria Ritmo Costão é comandada por João Fumaça. O presidente da escola é Guaraci de Souza Castro, o ‘Guará’.

 

 

Mocidade Unidos do Morro – Fundada em 10 de janeiro de 1988, a escola tem origem nos bairros Cota e desfila nas cores verde, amarelo e branco.

 

É presidida por Ricardo Soares Dias e conta com direção de Carnaval de Alexandre Campos e Harmonia de Luciano Keru.

 

Seus intérpretes oficiais são Fernandinho e Jonathan, com bateria comandada por Mestre Sarrá. A agremiação apresentaou dois casais de mestre-sala e porta-bandeira e tem Danielle Santana como madrinha da bateria.

 

Nações Unidas – Fundada em 9 de abril de 1978, a escola do bairro Vila Nova desfilou nas cores azul, verde e branco. Presidida por Evaldo Madeira, tem Veronildo Silva como diretor de Carnaval e Ackson Rodrigues como mestre de bateria. A rainha é Rillare Rodrigues, com intérpretes Chrys Santos e Makumbinha.

 

Mocidade Independência –  Com enredo “No Reino das Fábulas… Era Uma Vez o Encanto!”, que traz o Grilo Falante como narrador de uma viagem mágica por histórias clássicas. Com as cores vermelho, branco e dourado, a agremiação do bairro Jardim Casqueiro é presidida por Severino Oliveira (Tatai).

 

Neste ano, a escola celebrou seus 50 anos na avenida. A bateria é comandada por Matheus Oliveira, com Juliana Leones como rainha, e o carnaval assinado pelo carnavalesco Raphael Soares.

 

 

 

Cabe destacar que o acesso à festa foi gratuito e atraiu moradores de diversos bairros também visitantes, que puderam prestigiar um espetáculo marcado por samba-enredo, fantasias e coreografias especialmente preparadas para as exibições das escolas.

 

Para garantir mais conforto ao público, a organização instalou arquibancadas, que ficaram lotadas, com 900 pessoas.

 

Segurança – O evento contou com uma estrutura especialmente preparada para receber o público com segurança, ao mesmo tempo em que valoriza as escolas de samba e fortalece o Carnaval como uma das principais manifestações populares do município.

 

O evento teve o apoio da Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCM) e da Polícia Militar, que atuaram em rondas permanentes e no monitoramento da movimentação do público, assegurando a tranquilidade dos participantes, além do Corpo de Bombeiros.

 

 

 

 

A programação de carnaval prossegue neste domingo e acontece também na Av. Nove de Abril, ocupando a mesmo espaço e infraestrutura já montada. Novamente, a organização orienta para que o público evite levar bebidas em garrafas de vidro, objetos cortantes e fogos de artifício. Para maior conforto da população, serão disponibilizados banheiros químicos no local.

 

 

A área do evento também será isolada, com bloqueio do tráfego de veículos durante a realização da programação.

 

 

Trânsito  e interdição do trecho – Em razão da realização do evento, a Companhia Municipal de Trânsito de Cubatão (CMT) informa que o trecho da Avenida Nove de Abril, em ambos os sentidos, entre o Parque Anilinas e a Rua Armando Sales de Oliveira, estará interditado para o tráfego de veículos.

 

A interdição total do tráfego terá início às 12h30 e também será proibido o estacionamento de veículos em toda a extensão da Avenida Nove de Abril, na região central, nos dois sentidos, até a meia-noite.

 

Devido à interdição citada, será necessária a alteração do itinerário das linhas de transporte público que circulam pelo Centro. Assim, as rotas de ida e volta, tanto para veículos particulares quanto para o transporte coletivo, sofrerão mudanças nesse trecho até o encerramento do evento.

 

Sentido indústria – Av. Nove de Abril, entra à esquerda na Av. Henry Borden, Rua Bahia, Rua Pedro José Cardoso, Rua Manoel Jorge, Av. Joaquim Miguel Couto e de volta à Av. Nove de Abril, seguindo o itinerário normal.

 

Sentido Casqueiro – Av. Nove de Abril, entra a direta na rua Padre Nivaldo Vicente dos Santos, logos após entrando à esquerda na rua Embaixador Pedro de Toledo seguindo até a Av. Henry Borden, virando à esquerda sentido Av. Nove de Abril, seguindo o itinerário normal.

 

 

A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esta iniciativa integra o caminho proposto para efetivação da Agenda 2030: ODS 19 – Arte, cultura e comunicação.

Compartilhe:

Julia Figueiroa

http://cubataonoticias.com

Edit Template