InícioIndústriaUnipar Cubatão completa 60 anos e reafirma compromisso com a comunidade e...

Unipar Cubatão completa 60 anos e reafirma compromisso com a comunidade e o meio ambiente.

Com reconhecida história em prol do desenvolvimento local, a celebração do aniversário traz diversas ações ao longo do mês.

A Unipar – líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul – completa 60 anos de operação da fábrica em Cubatão (SP) no próximo dia 12 de abril. Nesse período, a companhia reforça anos de parceria com a cidade por meio da geração de empregos diretos e indiretos e da promoção do desenvolvimento humano, com diversas iniciativas sustentáveis, além da preservação do meio ambiente com os projetos de manutenção da fauna silvestre e da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) com 7 mil metros quadrados.

Para celebrar os 60 anos, a Unipar Cubatão terá uma programação especial com a comunidade ao longo do mês de abril. O calendário inclui uma primeira ação, com a visita organizada pela empresa para um total de 200 pessoas da cidade, entre alunos da ETEC Cubatão, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP – Campus Cubatão). Depois, em um segundo momento, a ida de professores da rede pública municipal de ensino à SP-ARTE – principal feira de arte da América Latina, além da visita de mais de 400 moradores, membros do Conselho Comunitário Consultivo (CCC) e estudantes do ensino fundamental ao Museu Catavento, em São Paulo. Por fim, também está prevista mais uma edição do Dia de Ação Social realizado pela companhia.

Neste ano, o evento espera mais de mil pessoas participantes das atividades socioeducativas, orientações sobre saúde, segurança e meio ambiente, apresentações musicais e esportivas, entre outras atrações. O Dia de Ação Social é uma iniciativa da Unipar e do seu Conselho Comunitário Consultivo (CCC) e será realizado no dia 27 de abril, na UME Padre José de Anchieta, das 12h às 18h, com apoio da Prefeitura Municipal de Cubatão e entidades locais.

História de parceria

 

 

 

Atuante para o desenvolvimento local, a Unipar conta com parte importante de sua força de trabalho – colaboradores efetivos e terceiros – formada por moradores da cidade. Ao todo, a fábrica tem cerca de 800 pessoas, entre trabalhadores da operação, manutenção, logística, funções administrativas em geral, além de prestadores de serviço.

 

 

Em linha com sua diretriz de sustentabilidade, a Unipar ainda investe em projetos sociais focados no saneamento e no desenvolvimento humano, nas frentes de educação, cultura, esportes e ação social, por meio de recursos próprios, incentivados ou doações. “Com um olhar especial para as comunidades do entorno de nossas operações, a companhia selecionou, somente neste ano, mais de uma dezena de projetos regionais que devem impactar positivamente a vida das pessoas que vivem no entorno da unidade”, afirma Suzana Santos, head de Comunicação e Sustentabilidade da Unipar.

 

 

Essa relação de confiança e transparência com as comunidades locais está no DNA da companhia. Prova disso é que, desde 1985, a unidade de Cubatão conta com o programa Fábrica Aberta, que permite que os visitantes vejam de perto como são fabricados os produtos químicos, bem como a aplicação deles no dia a dia, além de conhecer as iniciativas de sustentabilidade. Em 2018, o programa foi expandido também para as unidades de Santo André (SP) e de Bahía Blanca, na Argentina, recebendo, até o momento, mais de 128 mil pessoas, em todas as unidades, desde a sua criação.

 

 

Outro exemplo é a atuação da Unipar Cubatão com o seu Conselho Comunitário Consultivo (CCC), um importante canal de diálogo e de parceria composto por voluntários moradores da região e representantes da companhia. Ao longo de 19 anos de existência, o CCC Cubatão vem promovendo a escuta ativa da comunidade e realizando projetos de saúde, segurança e meio ambiente que impactaram positivamente mais de 20 mil pessoas.

 

 

“Temos imenso orgulho em comemorar os 60 anos de nossas operações na mesma semana em que se comemora também o aniversário de 75 anos de Cubatão. Acompanhamos o desenvolvimento da cidade e sempre tivemos o compromisso de melhorar a qualidade de vida das pessoas, por isso, investimos em iniciativas que contribuam para o crescimento profissional, pessoal e para a formação de cidadania e atuamos no mais alto padrão de qualidade na nossa operação”, comenta Rogério Catarinacho, diretor de Unipar Cubatão.

 

 

Modernização da fábrica

 

Com investimentos na ordem de R$ 1 bilhão, a Unipar Cubatão será a maior fábrica de cloro/soda na América do Sul com uso da tecnologia de membrana – mais moderna existente no mercado. A previsão é de que o projeto de modernização esteja em operação no final de 2025, com ganhos de eficiência operacional, competitividade e sustentabilidade. Este projeto integra a estratégia de sustentabilidade da companhia e reforça seus compromissos assumidos publicamente com metas de curto, médio e longo prazos no âmbito social, ambiental e de governança.

A unificação de tecnologias garantirá capacidade de produção de 210 mil toneladas de cloro por ano, representando 60% da capacidade atual da unidade. Com ela, a Unipar reduzirá em 70 mil toneladas sua emissão de CO2 por ano, além de gerar menos resíduos sólidos, consumir menos energia (vapor e elétrica) e simplificar as operações no local.

Rogério Catarinacho – Diretor de fábrica Unipar Cubatão.

“A evolução da fábrica ao longo do tempo por meio de expansões de capacidade, modernização da tecnologia e foco contínuo em inovação e excelência operacional para impulsionar a sustentabilidade se alinha diretamente ao nosso propósito de sermos confiáveis em todas as relações e de gerar valor com perenidade a todos os stakeholders”, finaliza Rogerio.

 

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos