A Marinha do Brasil segue realizando buscas por três pessoas que desapareceram no mar na região de Itanhaém, no litoral de São Paulo. Segundo informações da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP), o trio estava a bordo da lancha “Jany”, que pode ter naufragado.
O alerta foi dado no último sábado (23), quando o Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) recebeu chamado sobre o possível naufrágio a cerca de 25 quilômetros da costa de Itanhaém, próximo à Ilha da Queimada Grande, conhecida como Ilha das Cobras.
De acordo com o GBMar, a solicitação partiu de um proprietário de marina, que relatou ter recebido pedido de socorro de um dos tripulantes antes de perder contato. A embarcação é uma lancha de 21 pés, equipada com motor Yamaha de 60 HP, cuja última localização registrada foi nas coordenadas 24º20’19,8”S / 46º36’19,02”W.
Operação de buscas
Após ser acionada, a Marinha assumiu o comando das operações devido ao mau tempo e à baixa visibilidade. O navio-patrulha Guajará foi designado para atuar como navio de socorro, em ações de Busca e Salvamento (SAR) sob responsabilidade do 8º Distrito Naval.
O Comando de Aviação da Polícia Militar (CAvPM) chegou a apoiar as buscas no domingo (24), mas suspendeu a operação pelas condições meteorológicas adversas. Já a Força Aérea Brasileira (FAB) auxilia com sobrevoos na região.
Até o momento, não há confirmação sobre a cidade de origem da embarcação, nem foram encontrados destroços ou evidências que comprovem o naufrágio.
Caso semelhante
O desaparecimento relembra um episódio registrado em setembro de 2024, quando uma embarcação com sete pessoas naufragou na região da Garganta do Diabo, em São Vicente. Na ocasião, cinco pessoas foram resgatadas com vida e duas mulheres perderam a vida após desaparecerem no mar.