InícioIndústriaUnipar organiza visita das comunidades locais ao programa Fábrica Aberta em Cubatão

Unipar organiza visita das comunidades locais ao programa Fábrica Aberta em Cubatão

O programa tem a proposta de manter o relacionamento de transparência com os seus visitantes e as comunidades do entorno das fábricas da companhia.

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, organizou no último sábado (16) uma visita da comunidade local e membros do CCC ao programa Fábrica Aberta, que já recebeu mais de 120 mil pessoas desde sua criação, em 1985. Nesta oportunidade, 40 moradores da região do Jardim Costa e Silva e bairros adjacentes, além de 5 membros do CCC, puderam participar da visita guiada e conhecer a fábrica de Cubatão (SP). Todos foram recepcionados pela equipe de Comunicação e Segurança da unidade.

Dilza Dantas, moradora do bairro Jardim Costa e Silva comentou que a relação com a companhia está cada vez melhor. “O que mais me chamou atenção foi a área ambiental, com as tartarugas reproduzindo e essa relação entre a indústria e meio ambiente funcionando muito bem. Está tudo aprovado, gostei muito”, ressalta a moradora.

Com a participação de monitores especializados, como o time de colaboradores aposentados da companhia, que explicam com propriedade o processo de produção das fábricas, o Fábrica Aberta tem como objetivo mostrar como a Unipar realiza sua produção respeitando o meio ambiente e priorizando a saúde e a segurança de seus colaboradores e vizinhos. Até hoje, o programa não tem paralelo na indústria química brasileira ou global, sendo referência para iniciativas similares e para o turismo industrial.

“É motivo de muita alegria para nós a visita dos moradores que residem nos bairros próximos à fábrica, isso possibilita que conheçam o programa que faz parte da nossa cultura de se aproximar das comunidades vizinhas. Nosso grande objetivo com o Fábrica Aberta é manter um relacionamento de transparência e confiança com nossos visitantes e mostrar abertamente nossa produção responsável e a priorização de práticas sustentáveis”, ressalta Renato Silvestre, especialista de Comunicação da Unipar em Cubatão.

Aliado nessa relação de transparência e escuta ativa na comunidade, o Conselho Comunitário Consultivo (CCC) é um importante canal de comunicação entre a Unipar e os moradores do entorno das fábricas. Ele é formado por voluntários que são moradores ou pessoas que atuam em diferentes áreas nas cidades e se reúne periodicamente para discutir e desenvolver projetos relacionados à saúde, segurança e meio ambiente, sempre com um olhar voltado à conscientização, à preparação, treinamento das pessoas e fortalecimento de laços entre indústria e comunidade. Na Unipar, o CCC foi criado em 2004, em Cubatão. Posteriormente, em 2019, foi implementado nas unidades de Santo André (SP) e Bahía Blanca (Argentina).

“Eu achei a visita bastante proveitosa. É importante entendermos tudo que é feito por aqui, a necessidade de participarmos dos simulados, para sabermos como agir em todos os momentos. Acredito que por meio de visitas como essa, os moradores passam a ser cada vez mais participativos nas ações que propomos”, ressalta Débora Cristina das Neves Antiorio, membro do CCC da Unipar em Cubatão.

História do programa

Idealizado em Cubatão no final dos anos 80, o Fábrica Aberta se iniciou em um momento difícil para a indústria química global e para o município, que havia acabado de receber a alcunha de “cidade mais poluída do mundo” e foi alvo de duras críticas.

Pensando em reduzir os impactos ambientais gerados pela cidade, a região iniciou uma ação ambiciosa e a Unipar decidiu inovar. No momento em que o setor tentava entender como se relacionar melhor com o ambiente e a sociedade, a companhia criou o Fábrica Aberta com o objetivo de mostrar o que fazia e que era possível produzir em harmonia com a natureza. Atualmente a companhia é referência em sustentabilidade, investindo nas mais diferentes frentes que visam promover acesso ao saneamento e desenvolvimento humano.

Após três anos de paralisação por conta da pandemia de Covid-19, o programa teve sua retomada com ações presenciais em 2023 e tem recebido, em média, 200 pessoas por mês somente em Cubatão.

Sobre a Unipar

A Unipar é líder na produção de cloro e soda e a segunda maior produtora de PVC da América do Sul. Se destaca como uma das principais fornecedoras para os setores de saneamento e construção civil e produz matérias-primas para todas as indústrias, entre elas têxtil, de papel e celulose, de desinfetantes, alumínio, brinquedos, sapatos, alimentos, bebidas e farmacêutica, entre outras. As ações da Unipar estão listadas na B3 S.A. – Brasil, Bolsa e Balcão sob os tickers: UNIP3, UNIP5 e UNIP6.

A companhia está presente hoje no Brasil e Argentina, com escritórios em São Paulo e Buenos Aires, e fábricas em Santo André e Cubatão (SP) e também em Bahía Blanca (Ar), além de estar construindo nova planta em Camaçari (BA). A empresa tem ainda duas joint ventures para autoprodução de energia renovável, com dois parques eólicos na Bahia e Rio Grande do Norte e um parque solar em Minas Gerais.

 

 

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos