A Prefeitura de Cubatão, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), reuniu na tarde desta quinta (25) os moradores do núcleo Mantiqueira com uma motivação muito aguardada pelas famílias: a oportunidade de escolherem os apartamentos em que irão habitar em breve no novo empreendimento habitacional da cidade, situado no Jardim São Francisco. O encontro ocorreu no Bloco Cultural.
“Deve estar passando um filme na cabeça de vocês. Hoje é um dia especial para essas famílias que aguardam por este momento. Enfim, chegou a hora de cada titular conversar com os familiares para escolher o andar e lado do prédio onde ainda este ano vão morar. Sejam bem-vindos e boa escolha”, comentou Andrea Castro, vice-prefeita e secretária de Habitação, representando no ato o prefeito César Nascimento. Ela explicou aos moradores que a ideia é justamente para que eles percebam a realidade do denominado ‘Novo Morar’, pensando na segurança e no bem-estar coletivo. “A ideia é que cada família escolha o apartamento tendo a chance, inclusive, de manter os seus vizinhos por perto”, completou a vice-prefeita.
Na oportunidade, foi explicado quais eram os critérios de chamada dos moradores, na seguinte ordem: pessoas com deficiência, idosos, famílias com filhos menores, casais e indivíduo solo. Foram mostradas as opções para as duas torres do empreendimento, que comportam 14 andares além de apartamentos no térreo, sendo 174 unidades no total, ambos com varanda e prédios estruturados com elevador, área de lazer, salão de festas e espaço Pet.
Os moradores puderam optar por ‘Lado Rio’, ‘Lado Campo’, ‘Lado Fundos’ e ‘Lado Entrada’. De acordo com a Sehab, das 150 famílias do núcleo, 109 estão aptas a realizarem a escolha dos apartamentos. As outras ainda estão finalizando a entrega de documentação. Para a Pasta, a iniciativa representa um marco na política pública de habitação no município, destacando o envolvimento das famílias durante todo o processo, desde a mobilização inicial até a escolha das unidades habitacionais.
Durante o ato desta quinta-feira foi possível notar que cada uma das famílias tinha uma motivação diferente para fazer a sua escolha. A dona Maria Lúcia Silva Leite, de 68 anos, por exemplo, optou pelo ‘Lado Campo’, justificando que vai ter uma visão ampla e ainda poderá ver lá de cima o movimento do pessoal brincando e jogando no belo campo que tem ao lado. Outras preferiram ficar nos andares mais baixos para evitar elevador, podendo subir pela escada. Houve aqueles que preferiram a parte mais alta, ficando distantes do barulho da rua e por poderem desfrutar de uma visão privilegiada dos arredores. E os que decidiram ficar na parte do meio dos prédios em que avistarão o interior do empreendimento, incluindo o playground.
O novo empreendimento abriga habitações de interesse social, que por enquanto, é chamado de Cubatão W/Z pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), que construiu os dois edifícios. A entrega das chaves está prevista para este ano ainda e vai beneficiar mais de 100 famílias de Cubatão e outras 50 famílias de Santos, uma vez que o núcleo da Mantiqueira se desenvolveu sobre divisa intermunicipal.
A Diretora do Departamento de Desenvolvimento Comunitário da Sehab, Lucimeire Mendonça, disse que os moradores solicitaram para incluir oficialmente o nome ‘Mantiqueira’ no empreendimento, o que ainda está em análise. “Com isso, nós entendemos que é uma ação que honra a própria história deles e busca valorizar o senso de comunidade. Porém, essa mudança será analisada ainda, pois precisa passar pelos trâmites burocráticos necessários”, afirmou a diretora.
Espaço Pet – Na apresentação, foi destacada a existência do espaço pet do empreendimento, em que os tutores poderão levar seus bichinhos de estimação para passear e brincar. Foi ressaltado que todos os cães e gatos que atualmente habitam as residências do núcleo do Mantiqueira foram microchipados e vacinados para, posteriormente, se mudarem para o novo empreendimento junto com seus donos. O ato de atribuição dos apartamentos foi prestigiado pelo assessor Maurício Monteiro, representando Fernando Marangoni, Secretário Executivo de Habitação do estado de São Paulo de 2019 a abril de 2022, que à época fez articulações junto à Prefeitura de Cubatão.
A Prefeitura de Cubatão está alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. E esta iniciativa integra o caminho proposto para a efetivação da Agenda 2030: ODS 3 – saúde e bem-estar, ODS 6 – água potável e saneamento, ODS 7 – energia limpa e acessível, ODS 10 – redução das desigualdades, ODS 11 – cidades e comunidades sustentáveis, ODS 12 – consumo e produção responsáveis, ODS 16 – paz, justiça e instituições eficazes e ODS 17 – parcerias e meios de implementação.