CUBATÃO CLIMA
  • Policial
  • /
  • Polícia Civil desarticula esquema de receptação de cargas roubadas da linha férrea em Cubatão

Polícia Civil desarticula esquema de receptação de cargas roubadas da linha férrea em Cubatão

A Polícia Civil de Santos desarticulou um esquema de receptação de cargas roubadas da linha férrea que corta o município de Cubatão (SP). A operação, realizada nesta terça-feira (14), resultou na apreensão de cerca de 24 toneladas de granéis e produtos químicos em três imóveis de Santos. Um homem foi preso por receptação.

De acordo com o delegado Fábio Szabo Guerra, do 4º Distrito Policial de Santos, a investigação teve início há alguns meses, após a polícia identificar movimentação intensa de caminhões e cargas suspeitas em armazéns localizados na Rua Dr. Cochrane, na região central da cidade.

Nos locais foram encontrados grãos de milho, soja, farelo de soja e açúcar, além de produtos químicos, como ácido sulfúrico e frascos de metanol, usados em processos industriais. A carga foi identificada como produto de roubo na linha férrea da empresa Rumo, em Cubatão.

Durante a ação, também foram apreendidos produtos eletrônicos, celulares, notas fiscais, empilhadeiras, um caminhão e outros equipamentos. Segundo o delegado, o próximo passo da investigação é identificar os compradores das cargas desviadas.

“Provavelmente pequenas indústrias utilizavam esses produtos, o que é proibido, já que o material recolhido da linha férrea não pode ser destinado nem ao consumo animal”, explicou Szabo.

Um homem preso

O homem preso é funcionário de uma empresa alimentícia do Paraná e vai responder por receptação, crimes ambientais e contra a saúde pública. A polícia acredita que a carga seria distribuída para pequenos produtores e comércios da Baixada Santista.

A Prefeitura de Santos informou que um dos imóveis, utilizado como estacionamento, foi intimado a fechar por falta de alvará. Outro teve o pedido de funcionamento indeferido por pendências administrativas, e um terceiro foi notificado a regularizar documentos do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária em até cinco dias.

Nota da Rumo

Em nota, a Rumo, concessionária responsável pela malha ferroviária, confirmou que participou da ação conjunta com a Polícia Civil e informou que foram recuperadas cerca de 20 toneladas de soja, 3 toneladas de farelo de soja e 1 tonelada de milho.

“Esta ação reforça o compromisso da concessionária em combater os crimes que afetam diretamente a segurança das operações ferroviárias e a economia da região portuária”, destacou a empresa.

Compartilhe:

Hugo Leonardo

http://cubataonoticias.com

Edit Template
2025 – © Cubatão Noticias desde 2016