CUBATÃO CLIMA
  • Indústria
  • /
  • Prefeito César Nascimento se reúne com direção da Unigel e articula frente política para defender empregos e indústria local.

Prefeito César Nascimento se reúne com direção da Unigel e articula frente política para defender empregos e indústria local.

O prefeito César Nascimento se reuniu com representantes da Unigel na tarde desta quarta-feira (7) e reiterou a disposição do município em conceder isenções fiscais à empresa na tentativa de evitar a paralisação da produção de insumos na planta de Cubatão.

A situação da Unigel já vinha sendo monitorada pela Administração Municipal e Poder Legislativo há cerca de um ano, antes mesmo de a empresa entrar em recuperação judicial em outubro do ano passado e assumir publicamente uma dívida superior a R$ 5 bilhões.

O município de Cubatão tem atuado de forma proativa junto às empresas instaladas no Polo Industrial, promovendo diálogo contínuo com CIESP-Cubatão, CIDE-Cubatão e demais entidades representativas do setor, visando antecipar riscos e articular soluções conjuntas. Tanto que apresentou uma proposta na última reunião do Conselho de Desenvolvimento da Baixada Santista (Condesb) pela articulação de todos os prefeitos da Baixada Santista em uma frente com objetivo de solicitar medidas de estímulo e incentivo à indústria, junto aos órgãos estaduais e federais.

Na Câmara, uma Comissão Especial de Vereadores (CEV) acompanhou o tema, e uma legislação específica está sendo elaborada para oferecer incentivos fiscais a empresas da cidade em recuperação judicial.

“Tentamos ajudar de todas as formas e colocamos os incentivos municipais à mesa. No entanto, a direção da empresa explicou que esta é uma questão maior, de mercado e competitividade contra produtos importados, em que tributos municipais, infelizmente, não são suficientes para reverter o cenário”, explica o prefeito.

Diante disso, o chefe do Executivo iniciou tratativas imediatas para mobilizar uma comissão de políticos da região para ir a Brasília. O objetivo é conseguir, junto ao Governo Federal, medidas de proteção para a indústria nacional contra produtos importados que chegam ao mercado brasileiro abaixo do preço de custo local.

Manutenção da planta e empregos – Na reunião desta quarta, a Unigel foi representada pelo gerente Executivo Industrial, Fabiano Arce, e pelo gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente, Paulo Fonseca. Questionados pelo prefeito sobre possíveis demissões, os executivos afirmaram que ainda não há definição, pois uma série de procedimentos ainda devem ser realizados até a paralisação total da produção e hibernação da fábrica. Atualmente, a unidade conta com 70 trabalhadores diretos e 30 indiretos.

Os gerentes garantiram que a desmobilização da planta será acompanhada pela Cetesb e técnicos para assegurar que não haja qualquer dano ambiental. “Sabemos que a empresa trabalha com produtos químicos que exigem manejo rigoroso. Por isso, nossa fiscalização ambiental será constante”, reforça o prefeito César.

Cenário Nacional – A interrupção das operações em Cubatão reflete desafios estruturais que afetam a indústria química nacional — principalmente a concorrência desleal com importados, que cresceram mais de 10% em 2024 segundo a Abiquim. Este cenário de custos elevados no Brasil e preços predatórios internacionais pressiona a capacidade produtiva local.

Para a Administração Municipal, o episódio reforça a urgência de uma política industrial federal robusta. A competitividade do setor químico — vital para o PIB e para os empregos em Cubatão — depende de medidas que combatam práticas predatórias e incentivem a produção nacional.

Também participaram da reunião os secretários de Finanças, Luiz Maia; de Indústria, Porto, Emprego e Empreendedorismo, Fabrício Lopes; de Planejamento, Wilney José Fraga; o secretário-adjunto de Governo, Genaldo Santos; e o vereador e presidente da CEV da Unigel, Washington Lessa ‘Carioca’.

Por: Secom Cubatão/Thiago Macedo-GP
Fotos: Divulgação PMC

Compartilhe:

Cubatão Notícias

http://cubataonoticias.com

Edit Template
2026 – © Cubatão Noticias desde 2016