sexta-feira, junho 9, 2023
InícioSegurançaAdemário dá início as aulas de formação da...

Ademário dá início as aulas de formação da Guarda Municipal.

 

A Guarda Civil Municipal de Cubatão (GCMC) já é realidade. Nesta segunda-feira (30) aconteceu a aula inaugural do curso preparatório de formação da GCMC. Sessenta candidatos aprovados em concurso público, 54 homens e 6 mulheres, se apresentaram para iniciar os treinamentos que durarão três meses. A solenidade foi no auditório da Unaerp, em Guarujá, local do curso.

 

Erika Pereira de Souza, 29 anos, moradora do Vale Verde, participa do curso. Está feliz em colaborar com a melhoria da cidade em que vive. Formada em Administração com pós-graduação em Direito Administrativo, Erika destaca o conteúdo que irá receber nas aulas, especialmente que dize respeito ao Meio Ambiente e Lei Maria da Penha, tão importantes para nossa sociedade atualmente. “Tenho muito orgulho em participa deste processo dentro da Guarda Civil Municipal e atuar na minha cidade”, frisou a jovem.

 

“É um dia histórico para Cubatão, pois damos um grande passo em direção a uma cidade mais segura. Com uma guarda municipal estruturada, preparada e atenta. Gratidão é a palavra chave deste evento”, comemorou o prefeito Ademário Oliveira que lembrou os vários meses de provas e testes aos quais os candidatos passaram para chegar até aqui. “Empenho e dedicação é o que esperamos de todos vocês neste momento tão especial”, completou.

Esta aula inicia um processo amplo com treinamento específico para a função. O curso é realizado por meio de uma cooperação técnica entre as cidades. Guarujá possui uma guarda municipal estruturada, com mais de 20 anos de existência e é referência na Região.

 

“Importante destacar que agora nós somos uma só equipe e, junto com a Polícia Militar, a Guarda Civil Municipal de Cubatão vai oferecer à população uma segurança pública de qualidade”, afirmou Pedro de Sá, secretário municipal de Segurança Pública e Cidadania de Cubatão. A Guarda Civil Municipal de Cubatão será comandada por Edite Guirelli que possui 32 anos de experiência com a segurança pública, atualmente major reformada da Polícia Militar de São Paulo.

Treinamento específico para a GCMC – O curso de formação dos futuros guardas civis municipais de Cubatão compreende aulas de direito, instrução de tiro, cidadania, direito constitucional, prática operacional da guarda e treinamento físico, somando 570 horas de atividades. Importante ressaltar que o aprovado tem metas a cumprir durante o curso, caso contrário poderá ser dispensado, conforme prevê a lei de criação da Guarda.

 

Além do treinamento teórico e prático previstos, que seguirá as normas da matriz curricular para Formação de Guardas Municipais da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), os futuros GCM’s passarão por avaliações psicológicas que fazem parte do currículo e são de extrema importância, principalmente em situações de stress que podem vir a ocorrer durante a rotina de um GCM, conforme destacou Douglas Barreto, um dos coordenadores do curso e gerente da Coordenadoria de Ensino, Inovação e Pesquisa da Secretaria de Defesa e Convivência Social de Guarujá.

 

O curso termina em 26 de agosto e a previsão é de que a partir de setembro, os guardas civis municipais já estejam nas ruas de Cubatão. A lei aprovada prevê um contingente de até 327 guardas civis na cidade. Nos primeiros quatro anos de existência, os cargos de chefia serão ocupados por pessoas com qualificação para tal função indicadas pelo poder Executivo. A partir do quinto ano, toda chefia deverá ser composta por funcionários de carreira da Guarda Civil Municipal. Este ponto é necessário para que haja tempo hábil para formar guardas, dar experiência de trabalho e prepará-los para assumir cargos de comando com a capacidade de realizar todas as funções com a excelência que o posto exige.

 

Fotos: Gerson Pereira Guimarães/Divulgação PMC

Facebook Comments

Artigos relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Mais lidos