Município cobrou obras em bairros, acompanhou plano de R$ 8 bilhões para a Baixada Santista e reforçou necessidade de integração com ações de pavimentação
Cubatão participou, nesta sexta-feira (26), de uma reunião promovida pela Sabesp, no Museu Pelé, em Santos, para apresentação do plano de investimentos da companhia e da nova estrutura de governança do saneamento no Estado de São Paulo.
O encontro reuniu prefeitos e representantes dos nove municípios da Região Metropolitana da Baixada Santista. Representando o prefeito César Nascimento, participaram o secretário municipal de Governo e Comunicação, Guilherme Amaral, e o secretário-adjunto de Obras e Desenvolvimento Urbano, Lindomar Nascimento.
Durante a reunião, a Sabesp apresentou o plano de investimentos para a Baixada Santista, que prevê R$ 8 bilhões em obras entre 2026 e 2029, com foco na ampliação dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto.
O objetivo é universalizar os serviços de saneamento nos nove municípios da região até 2029.
Para Cubatão, a companhia confirmou investimentos importantes, entre eles R$ 60,8 milhões para a recuperação da Estação de Tratamento de Água (ETA 3) e R$ 64 milhões para obras de implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário do Vale Verde.
As intervenções devem fortalecer a infraestrutura de abastecimento de água e coleta de esgoto no município.
Cubatão apresenta demandas prioritárias
Durante o encontro, Cubatão apresentou as demandas consideradas prioritárias pela Administração Municipal.
Entre os pedidos estão obras de saneamento na Vila Esperança, Sítio Novo, Morro do Índio, nos núcleos da Vila Esperança, além da ampliação das redes de abastecimento de água e coleta de esgoto na Vila dos Pescadores.
Outro ponto defendido pelo município foi a necessidade de sincronizar o cronograma das obras da Sabesp com as intervenções de pavimentação realizadas pela Prefeitura, especialmente na Vila dos Pescadores.
Segundo a Administração Municipal, o alinhamento entre a implantação das redes de água e esgoto e as obras de asfaltamento evita retrabalho, garante mais eficiência na execução dos serviços e melhora a aplicação dos recursos públicos.
Representando o prefeito César Nascimento, o secretário Guilherme Amaral destacou que a participação do município fortalece o diálogo institucional e ajuda a garantir que as prioridades de Cubatão estejam contempladas no planejamento regional.
“Cubatão apresentou suas prioridades e reafirmou a necessidade de investimentos que acompanhem o crescimento e as demandas da cidade. Além das obras já previstas, defendemos avanços no saneamento da Vila Esperança, Sítio Novo, Morro do Índio e Vila dos Pescadores, sempre com planejamento integrado entre a Sabesp e a Prefeitura”, afirmou.
Segundo Amaral, essa integração é essencial para garantir economia de recursos, eficiência e mais qualidade de vida à população.
Tarifa Social também foi discutida
Outro tema tratado na reunião foi a Tarifa Social da Sabesp. A companhia informou que o benefício é concedido automaticamente às famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico) que atendam aos critérios do programa.
Durante o encontro, foi reforçada a importância de as secretarias municipais de Assistência Social manterem os cadastros atualizados, garantindo que famílias em situação de vulnerabilidade tenham acesso ao desconto na tarifa de água e esgoto.
A reunião também apresentou a nova estrutura de governança do saneamento no Estado de São Paulo e destacou o papel dos municípios na definição da ordem de prioridade das obras previstas para os próximos anos.
As prefeituras deverão participar diretamente da construção do cronograma de investimentos, permitindo maior integração entre o planejamento urbano municipal e as intervenções da Sabesp.
A participação de Cubatão reforça o acompanhamento da Administração Municipal sobre os investimentos em infraestrutura e saneamento, com foco na ampliação do acesso aos serviços essenciais, saúde pública, desenvolvimento urbano e qualidade de vida.






