Cubatão caminha para expandir o ensino integral a todos os alunos da rede municipal, dando continuidade à transformação iniciada pelo ex-prefeito Ademário Oliveira e continuada pelo atual gestor, César Nascimento. Com investimentos em infraestrutura, tecnologia e segurança, a cidade avançou na educação pública.
Investimentos estruturais, valorização profissional e apoio à saúde
Nos últimos anos, mais de R$ 25 milhões foram aplicados na modernização das escolas, incluindo telas e lousas interativas para todas as salas de aula e instalação de ar-condicionado. A Guarda Civil Municipal também passou a atuar na segurança escolar, garantindo um ambiente protegido para alunos e professores. Gestores da educação receberam um reajuste salarial de 30%, reforçando o compromisso com os profissionais. Além disso, um programa de acompanhamento oftalmológico foi implementado para garantir que problemas de visão não comprometam o aprendizado.
Ensino integral para todos
A meta é de que no proximo ano 100% dos alunos da rede municiapl sejam atendidos pelo ensino integral. O Plano, atual, Municipal de Educação prevê que, até 2025, 25% dos alunos estejam matriculados no ensino integral. Com a meta batida, atualmente, 4.017 estudantes já fazem parte do modelo, distribuídos em 13 escolas exclusivas e 28 unidades mistas. A expansão segue diretrizes da Lei Federal nº 14.640/2023, que financia a ampliação das vagas.
A distribuição de vagas prioriza alunos em situação de vulnerabilidade ou com dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática. Em 2024, duas escolas passaram a atender exclusivamente em tempo integral, e outras duas serão adaptadas em 2025.
Paralelamente, melhorias estruturais seguem em andamento. Todas as 54 unidades receberam manutenção durante as férias, e 36 passaram por adaptações de acessibilidade. A Secretaria de Educação também estuda a implementação de atividades de contraturno, com foco em esporte, cultura, lazer, empreendedorismo e ciência.

“Queremos que os alunos desejem estar na escola, garantindo um ambiente seguro e estimulante para o aprendizado. Investir nas crianças é a garantia de um futuro melhor para a cidade”, afirmou o prefeito César Nascimento.