CUBATÃO CLIMA
  • Cultura
  • /
  • Cubatão é pioneira na Região ao lançar o ODS 19 da Agenda 2030 da ONU

Cubatão é pioneira na Região ao lançar o ODS 19 da Agenda 2030 da ONU

A Prefeitura de Cubatão assinou na noite desta sexta-feira (5) o termo de adesão ao ODS 19 da Agenda 2030 da ONU, durante a abertura do Guará Fest, no Píer do Casqueiro. A proposta, que abrange arte, cultura e comunicação, torna Cubatão a primeira cidade da Região a adotar oficialmente esse compromisso internacional.

O ODS 19 busca garantir a diversidade cultural, a democratização da arte e uma comunicação inclusiva, além de reconhecer os movimentos artísticos como indutores da construção de uma cultura de paz, diversidade e sustentabilidade.

Assinatura e autoridades presentes

O termo foi assinado pelo prefeito César Nascimento, a vice-prefeita Andrea Castro, o secretário de Cultura Omar Bermedo, o secretário de Comunicação Cláudio Barazal e a coordenadora da Agenda 2030 no município, Sandra Godoy. Também participaram a primeira-dama Janaína Lopes, os secretários Rafael Lamberti (CMT) e Gilberto de Freitas (Procuradoria Municipal), além dos vereadores Carioca, Edson Mota, Guilherme do Salão e Ronaldo da Comissão.

“É uma alegria avançar com a Agenda 2030 em nossa cidade. Esse é um passo importante para reforçar que sustentabilidade, paz e crescimento são pilares para nós”, afirmou o prefeito César Nascimento.

A vice-prefeita Andrea Castro destacou que Cubatão já havia sido pioneira no final do ano passado com a adesão ao ODS 18 (igualdade étnico-racial). “Mais uma vez, saímos na frente ao abraçar o ODS da Arte, Cultura e Comunicação. É um marco para o município”, disse.

Arte como diretriz para políticas públicas

Sandra Godoy, coordenadora da Comissão Municipal da Agenda 2030, reforçou que a adesão representa um passo estratégico para o futuro da cidade.
“Fortalece o senso de pertencimento, preserva as raízes do povo cubatense e aponta para a inovação. O ODS 19 será uma diretriz para as políticas públicas, com potencial de fomentar ainda mais a arte e gerar impacto na economia local”, afirmou.

Contexto global

Criada pela ONU em 2015, a Agenda 2030 reúne 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aceitos por 193 países. Eles representam um compromisso coletivo para melhorar a vida das pessoas, equilibrando Pessoas, Planeta, Prosperidade, Paz e Parcerias.

Com a adesão ao ODS 19, Cubatão reforça seu protagonismo regional, alinhando políticas públicas locais a metas globais que buscam transformar sociedades de forma sustentável.

Compartilhe:

HG

http://cubataonoticias.com

Edit Template
2025 – © Cubatão Noticias desde 2016