Dezembro é o mês que marca a mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV. É o dezembro vermelho.
Em Cubatão, as unidades de Saúde dos bairros têm realizado uma série de atividades junto à população para marcar a data. Do dia 5 ao dia 12, foram realizadas palestras, rodas de conversa, bate-papos, testagem rápida de HIV/AIDS, sífilis e hepatite e agendamentos para testagem, orientações de prevenção, entrega de folhetos informativos e distribuição de preservativos masculinos e femininos, com acolhimento e informações confiáveis sobre prevenção e preconceito.
Participaram equipes médicas e de enfermagem, fisioterapeutas, educadores físicos, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de Saúde, administrativos e gerentes das unidades do Vale Verde, Jardim Casqueiro, Jardim Nova República, Vila Nova, Ilha Caraguatá, Água Fria, CSU, Mário Covas e Vila São José, não apenas em atividades internas mas também extramuros, com consultório na rua, panfletagem e encontros em feira livre, em ponto final de ônibus e até em uma padaria. Até o final do mês, as atividades ocorrem em outras unidades.








