InícioEducaçãoBraskem e Evoluir concluem formação de educadores e realizam evento de encerramento...

Braskem e Evoluir concluem formação de educadores e realizam evento de encerramento do projeto Construindo Música em Cubatão

Cerca de 30 professores da rede pública de ensino em Cubatão (SP) concluíram os três módulos de formação do projeto Construindo Música. Com incentivo do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, a iniciativa é realizada pela Evoluir – empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral – e patrocinada pela Braskem.

O evento de encerramento aconteceram nos dias 24, 25 e 26 de outubro nas 8 escolas de ensino infantil participantes do projeto.

“Preparamos um encontro divertido e interativo para a confraternização de todos os que nos acompanharam nessa jornada, com uma atração especial para a garotada: uma contação de histórias musicada com artistas”, conta Júnior Ribeiro, coordenador do Construindo Música na Evoluir. “Será um momento de descontração e gratidão a todos pelo empenho ao longo dessa capacitação”.

Baseado em modernas tecnologias pedagógicas, o Construindo Música tem o propósito de utilizar a vivência musical em sala de aula como ferramenta para abordar conceitos e competências importantes para os futuros cidadãos, inclusive aquelas destacadas pela BNCC – Base Nacional Comum Curricular. “As atividades incluem a construção de seu próprio instrumento musical com materiais reciclados, por exemplo. Nessas oportunidades, trabalhamos o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança, sua criatividade e habilidades como o mergulhar em si, colaborando para a autoconfiança, e o fluir em equipe, ampliando a interação”, acrescenta Ribeiro.

Os  módulos formativos incluíram temas específicos: Música como expressão artística e o campo de experiência “O Eu, o Outro e Nós”; os campos de experiência “Corpo, Gestos e Movimentos” e “Escuta, Fala, Pensamento e Imaginação”; e os campos de experiência Traços, Sons, Cores e Formas/ Espaço, Tempo, Quantidade, Relações e Transformações”. Nos encontros, os educadores receberam ainda dicas de como explorar os materiais fornecidos em atividades complementares às disciplinas curriculares.

O coordenador da Evoluir destaca que foi muito gratificante ver o engajamento de todos os professores. “Durante toda a jornada, os profissionais se dedicaram ativamente a descobrir novas estratégias e a utilizar a vivência musical de forma criativa, trazendo mais ludicidade para alcançar a educação integral. Agradecemos a todos pelo interesse e tempo que dedicaram, e esperamos que o Construindo Música abra novos horizontes pedagógicos”, conclui Júnior Ribeiro.

“Me senti motivada a resgatar minhas memórias afetivas com a música numa perspectiva de promover essas experiências aos alunos. Entendi a importância da música como um aliado importante para a educação integral”, aponta a educadora Rosângela Lopes Castelo.

“Reconstruimos a prática pedagógica. Percebemos a capacidade de cada criança e valorizamos a bagagem levada por elas à sala de aula. Entendemos sobre sentimentos e a importância de manifestá-los, acrescenta a educadora Caroline Alves dos Santos sobre os encontros de formação do projeto na cidade.

“A construção coletiva, seja do planejar ou do fazer, e a intencionalidade em nossas atividades – compreendendo a introdução da música na vida da criança com sentido e favorecendo sua formação integral – é fundamental para a socialização e trocas de experiências”, complementa Martinha da Costa Gomes.

“Apoiar o projeto Construindo Música reforça o compromisso da Braskem em promover conhecimento para toda a sociedade. Fazer parte dessa iniciativa educacional tão rica para educadores e estudantes é muito gratificante, pois sabemos que apoiar a educação é o melhor caminho para formar cidadãos” explica Sylvia Tabarin, Gerente de Relações Institucionais da Braskem Sudeste.

Programação das atividades de encerramento

 

Data

Apresentação

Escola

Endereço

24/10

8h

UME Almerinda

R. Martim Afonso, 191 – Casqueiro, Cubatão – SP

24/10

10h

UME Mato Grosso

R. São Francisco de Assis, 575 – Vila São José, Cubatão – SP

24/10

15h

UME Bahia

R. José Rodrigues dos Santos, 133 – Jardim Nova República, Cubatão – SP

25/10

10h

UME Marta Magali

Rua Fued Faráh – Ilha Caraguatá, Cubatão – SP

25/10

15h

UME Amapá

R. José de Castro, 325 – Ilha Caraguatá, Cubatão – SP

26/10

9h

UME Sofia Zarzur

R. do Alojamento, 148 – Fabril, Cubatão – SP

26/10

    11h

UME Pernambuco

R. São Luís – Vila Nova, Cubatão – SP

26/10

14h

UME Rio Grande do Sul

Av. Mal. Costa e Silva, 201 – Jardim Costa e Silva, Cubatão – SP

Como funciona o Construindo Música

A implementação do Construindo Música inclui acompanhamentos pedagógicos presenciais e entregas de materiais de apoio, com nove encontros formativos para os professores. O primeiro é uma reunião introdutória, para explicar o projeto em linhas gerais, e os demais envolvem desde a introdução a conceitos teóricos fundamentais, baseados nas modernas tecnologias pedagógicas, até a sugestão de atividades práticas que os educadores podem conduzir em sala de aula, utilizando os kits de materiais fornecidos gratuitamente. Todas as escolas recebem ainda exemplares do livro Todo Mundo Sente, da editora Evoluir, que também virou música e permeia todo o conteúdo do projeto.

Sobre o Construindo Música

O Construindo Música é um projeto da Evoluir que une iniciação musical e educação ambiental de forma divertida e sensível, em que as crianças fabricam e aprendem a tocar instrumentos feitos a partir de materiais cotidianos reutilizados e reaproveitados. O objetivo é envolver toda a comunidade escolar para trabalhar o desenvolvimento de aspectos socioemocionais e cognitivos da criança e do jovem por meio da música, e, assim, aprimorar a criatividade, capacidade de concentração e raciocínio lógico, promovendo, também, o bem-estar, o equilíbrio e a interação dos alunos com o ambiente escolar. O projeto está alinhado com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), afirmando o compromisso da Evoluir com a formação humana integral, inclusiva e voltada para o respeito, a preservação da natureza e os direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Já beneficiou mais de 6 mil alunos da rede pública em mais de 10 cidades do Brasil, com formações para mais de 300 ed

 

Facebook Comments

Artigos relacionados

Mais lidos

plugins premium WordPress